20.5 C
Brasília
11 abr 2025 03:19

Exclusivo: GDF tentou pedalada fiscal para pagar funcionalismo público, em novembro, mas falhou

Sem sucesso, pagamento de incorporações de gratificações de funcionalismo público permanece sem garantia

Por Kleber Karpov

Enquanto o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) se reunia com os blogueiros do DF, na manhã de terça-feira (20/Set),  de acordo com fonte de Política Distrital, uma assessora da Casa Civil, por nome de Keila, supostamente, a Assessora Jurídico-Legislativa, Keila Terezinha Englhardo Nery, se reuniu com o alto escalão de todas as empresas estatais do DF para tentar captar recursos para pagamento dos servidores do GDF, porém, sem êxito.

De acordo com a fonte de Política Distrital, um gestor público, que não quer ser identificado. O objetivo da reunião teve por finalidade, captar recursos junto a todas as estatais para garantir o pagamento das incorporações das gratificações de cerca de 150 mil servidores públicos da saúde, Educação e administração direta do GDF.

Para o gestor, o cômico nessa história é que, não ter conseguido o recurso, evitou que o GDF incorresse em mais uma prática de pedalada fiscal.

“Qualquer forma de ampliar a capacidade de execução de pagamentos das despesas do governo, artificialmente, configura uma pedalada fiscal. Portanto se o GDF tivesse conseguido recurso junto as empresas estatais, ele cometeria uma pedalada fiscal.”, concluiu.

Quase reincidência

O caso foi apontado, caso houvesse êxito, por reincidência na gestão de Rollemberg. Isso porque, de acordo com o gestor público, o não pagamento das dívidas herdadas do ex-governador do DF, Agnelo Queiroz (PT), foi um ato de pedalada por parte do atual governo.

“Essa não seria a primeira vez que a gestão do governador Rollemberg, cometeria pedalada fiscal, pois em 2014, tivemos exatamente esse cenário. O governo, artificialmente, criou condições para pagar as contas de 2015, e o resultado todos conhecem.”, afirmou.

Sem previsão de pagamento

Politica Distrital entrou em contato com a Casa Civil para saber sobre o êxito da reunião e se após o encontro o GDF pode confirmar as incorporações das gratificações dos servidores públicos do DF, no pagamento de outubro, a ser depositado até o quinto dia útil de novembro. Mas, a Assessoria de Comunicação (ASCOM) encontrou em contato por telefone para confirmar que não houve mudanças em relação as definições e encaminhou a ‘resposta padrão’ sobre o assunto, por e-mail.

“A Casa Civil informa que o reajuste está previsto para 32 categorias, o que significa um número de aproximadamente 153 mil servidores, incluindo os inativos. O governo de Brasília trabalha para manter o acordo que prevê os reajustes a partir de outubro deste ano, ou seja, com pagamento no mês de novembro. O impacto dos reajustes é de aproximadamente R$ 100 milhões por mês.”.

Greves à vista

Vale observar que na outra ponta, os servidores públicos se sentem enganados pelo Governo, Isso porque ao confirmar o calote, em 2015, e anunciar o pagamento para outubro desse ano, trabalhadores e entidades sindicais tinham por certo que seriam relativos a setembro, a ser pago até o quinto dia útil de outubro, o que não ocorreu.

Com isso, as entidades sindicais, devem realizar ao longo dos próximos dias assembleias para tratar das incorporações de gratificações e deflagrações de greves não estão descartadas.

Politica Distrital conversou com a presidente do Sindicato dos Professores do DF (Sinpro-DF), Rosilene Correa Lima que confirmou realização de assembleia da categoria para a manhã de quinta-feira (22/Set). “A assembleia é soberana e pode deflagrar a greve.”. O SindSaúde tem assembleia agendada também na mesma data.

Na Saúde, o maior sindicato da categoria, o Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), segue o mesmo caminho. Em apuração recente, o vice-presidente do SINDATE-DF, Jorge Vianna, foi enfático.

“Nós  já iniciamos as mobilizações em relação à greve. Já agendamos a nossa assembleia para o dia 26 e, dependendo da deliberação da categoria, podemos ser o primeiro sindicato a entrar em greve, novamente, caso até o dia sete de outubro ao sair o pagamento, se a nossa gratificação não tenha sido incorporada.”.

STF autoriza 24 congressistas a visitar general Braga Netto na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Hospitalizações de crianças por sintomas respiratórios aumentam

Por Douglas Correa Os casos de síndrome respiratória aguda grave...

TJDFT prioriza pagamento de precatórios de idosos e pessoas com doenças graves e deficiência

A Coordenadoria de Conciliação de Precatórios (Coorpre)  do Tribunal...

TJDFT julgou mais de 550 mil processos em 2024

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos...

Qualifica DF Móvel oferece mais de mil vagas para qualificação profissional

s inscrições para 1.012 vagas no Projeto QualificaDF Móvel...

Destaques

STF autoriza 24 congressistas a visitar general Braga Netto na prisão

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Segurados não precisam devolver valores recebidos do INSS com base na tese da “revisão da vida toda”, decide STF

Por André Richter O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta...

Hospitalizações de crianças por sintomas respiratórios aumentam

Por Douglas Correa Os casos de síndrome respiratória aguda grave...

TJDFT prioriza pagamento de precatórios de idosos e pessoas com doenças graves e deficiência

A Coordenadoria de Conciliação de Precatórios (Coorpre)  do Tribunal...

TJDFT julgou mais de 550 mil processos em 2024

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos...