O Distrito Federal vai ganhar o reforço de 378 bombeiros militares ainda em 2020. Os profissionais serão nomeados até dezembro, conforme anúncio do governador Ibaneis Rocha nesta segunda-feira (5). O comunicado foi feito durante a cerimônia de posse do novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar do DF (CBMDF), o coronel William Augusto Ferreira Bomfim (veja no vídeo abaixo como foi a cerimônia).
600 PMstambém devem ser convocados até o fim do ano
“Faremos a convocação de 378 bombeiros. Todos os concursados que estão aptos serão nomeados”, assegurou o governador.
“É com muita felicidade que eu recebo esta notícia. Precisamos dar oportunidade a esses jovens, que passaram em um concurso com mais de 40 mil candidatos. Espero que ingressem e trabalhem arduamente no Corpo de Bombeiros”, comemorou o comandante-geral.
“A agilidade dos militares foi fundamental para salvar vidas durante a pandemia. Foram aproximadamente 100 vidas salvas e isso é muito. Às vezes o que aparece dos bombeiros é o combate ao incêndio, mas a instituição é muito mais do que isso”Ibaneis Rocha, governador do DF
Além da convocação dos bombeiros, Ibaneis Rocha reafirmou o compromisso de chamar mais 600 policiais militares até o fim do ano – boa notícia para as forças de segurança do DF e também para a população. O chamamento desses profissionais ficou suspenso devido à pandemia de Covid, a doença causada pelo novo coronavírus.
A posse
O novo comandante-geral dos Bombeiros foi empossado nesta segunda (5), mas já havia assumido a gestão da corporação em 11 de setembro. Desde então tem trabalhado em pautas prioritárias como o combate aos incêndios florestais, a expansão dos quartéis em regiões carentes e a ajuda na disponibilidade de ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) para o combate ao coronavírus – esta última, uma missão repassada por ordem do governador Ibaneis Rocha como forma de ampliar o atendimento e luta contra a doença.
Durante a cerimônia, o chefe do Executivo destacou a importância do Corpo de Bombeiros Militar no combate à Covid-19. “A agilidade dos militares foi fundamental para salvar vidas durante a pandemia. Foram aproximadamente 100 vidas salvas e isso é muito. Às vezes o que aparece dos bombeiros é o combate ao incêndio, mas a instituição é muito mais do que isso. Os bombeiros do DF são um dos mais destacados do país”, afirmou o chefe do Executivo.
Ex-comandante-geral dos Bombeiros, Lisandro Paixão destacou que, ao longo de nove meses no cargo, realizou um trabalho de bases sólidas, desafiado pela atuação no combate à Covid-19. “Preservamos a vida dos bombeiros e das bombeiras e mantivemos nossos atendimentos, com o reforço de 20 ambulâncias nas ruas”, destacou Lisandro Paixão.
A cerimônia transcorreu no auditório do 15º Grupamento de Bombeiro Militar, no Setor Policial Sul (SPS). Além do governador Ibaneis, participaram do ato o vice-governador do DF, Paco Britto; o secretário de Segurança Pública, Anderson Torres; o secretário de Governo, José Humberto Pires; os deputados federais Júlio César e Luís Miranda; e os distritais Roseveelt Vilela (militar do Corpo de Bombeiros), Cláudio Abrantes e Iolando.
Assista ao vídeo: