Gestores debatem indicadores de desempenho do 1º semestre do Hospital Regional de Santa Maria

Entre os destaques está a criação de um painel de monitoramento interno das portas da emergência



Jurana Lopes 
Nesta semana, a superintendência do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) realizou mais uma edição da reunião de indicadores de performance. O encontro ocorreu no auditório e contou com a presença de todas as chefias de equipes de gestão do hospital. Além de avaliar e discutir o desempenho de cada setor, eles analisaram os dados do 1º semestre de 2024.
“Nosso objetivo nesta reunião mensal é observar a produtividade do hospital neste meio de mês e definir metas que sejam alcançadas até o final do mesmo mês. É uma reunião rotineira e estratégica que nos ajuda a alcançar as metas do contrato de gestão do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF)”, explica a superintendente do HRSM, Eliane Abreu.
Dentre os atendimentos, o HRSM conseguiu bater a meta no número de consultas médicas especializadas no 1º semestre de 2024, tendo realizado um total de 26.328 consultas. Já os atendimentos de urgência e emergência na Ortopedia totalizaram 11.598 atendimentos. Na área de Ginecologia/Obstetrícia, ao todo, foram realizadas um total de 2.609 consultas médicas.

Destaque

O grande destaque da reunião foi a criação de um painel de monitoramento interno que possibilita acompanhar em tempo real a situação de todas as portas de emergência, ou seja, prontos-socorros adulto e infantil e Centro Obstétrico, semelhante ao já existente nas Unidades de Pronto Atendimento.
“Conseguimos monitorar o tempo de espera de cada paciente após ele passar pela classificação de risco. Assim, é possível dar mais celeridade aos atendimentos e os gerentes conseguem acompanhar até pelo celular e monitorar os pacientes mais graves, classificados como vermelhos e laranjas”, explica o assessor técnico da Gerência Geral de Assistência, Geraldo Silva. O painel de monitoramento interno foi criado por ele, juntamente com Hericson Sousa, assessor técnico da Superintendência do HRSM.
“É a inovação e a tecnologia aliadas em prol de beneficiar os usuários dos serviços prestados ao HRSM. Isso só beneficia nossos pacientes, pois o painel nos mostra os atendimentos das últimas 24h e o tempo de espera dos pacientes que estão aguardando na emergência. Ainda vamos conseguir dar mais rapidez aos atendimentos”, informa Eliane. O painel está em fase de testes e aprovação pelos gestores.


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