Gestores participam de oficinas com foco em trabalho e educação na saúde

Promovida pelo Ministério da Saúde, ação visa elaborar estratégias que impactem a atuação de profissionais da área em todo o país



Representantes da Secretaria de Saúde (SES) participaram, nesta quinta-feira (1º), das oficinas regionais de gestão do trabalho e educação na saúde. A iniciativa, do Ministério da Saúde, tem como objetivo discutir as prioridades e traçar planos que impactem a organização e efetivação da atuação em saúde nos âmbitos federal, estadual e municipal.

Durante o evento, que ocorre até amanhã (2), serão apresentadas experiências de planejamento nas áreas de gestão do trabalho e educação em saúde, com base nos relatos dos estados. Além disso, serão identificados problemas e definidas prioridades que farão parte dos Planos Estaduais de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (Pegtes).

Durante o evento, que ocorre até amanhã (2), serão apresentadas experiências de planejamento nas áreas de gestão do trabalho e educação em saúde | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde DF

A coordenadora da Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep) da SES, Mabelle Roque, participou da abertura representando a secretária de Saúde, Lucilene Florêncio. Ela destacou a importância de discutir a gestão do trabalho de forma aprofundada, enfatizando que a área técnica é extremamente relevante para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicidade

“Depois de uma pandemia, acho que nunca foi tão necessário falar sobre o trabalhador. Cuidar daqueles que cuidam, que formulam e implementam políticas voltadas a todas as pessoas, responsáveis por fazer o Sistema Único de Saúde [SUS] acontecer”, disse.

Planejamento

Presente ao evento, a diretora-executiva da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs), Inocência Rocha Fernandes, falou sobre a atuação das unidades de ensino vinculadas à fundação e lembrou: “As ações integradas da Fepecs junto à SES [Secretaria de Saúde] contribuem positivamente para o SUS e toda sociedade no quesito educação em saúde”.

Realizada em cinco estados, a iniciativa reúne gestores, trabalhadores e representantes do controle social que atuam nas áreas de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (GTES). O intuito é iniciar o processo de elaboração e execução dos Planos Estaduais de GTES referentes ao período de 2024 a 2027.

O processo de planejamento é, segundo Mabelle, estratégico para consolidação e fortalecimento da GTES no país. Para tanto, estão previstas ações de formação, como a realização do Curso Nacional de Planejamento da Gestão do Trabalho e Educação na Saúde. Também será disponibilizado um guia de Planejamento da Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, destinado aos âmbitos estadual e municipal do SUS.

Locais e datas dos encontros pelo Brasil, durante este mês:

→ Brasília (DF),  quinta e sexta (1º e 2);
→ Belém (PA), dias 6 e 7;
→ Salvador (BA), dias 12 e 13;
→ Rio de Janeiro (RJ), dias 21 e 22;
→ Curitiba (PR), dias 28 e 29.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorIGESDF pretende construir agenda de prioridades para melhorar atendimento de pacientes com câncer no HBDF
Próximo artigoMinistério da Saúde reforça importância da inserção de DIU por enfermeiros