22.5 C
Brasília
15 abr 2025 20:03

Gestores têm até junho para pedir readequação de unidades de saúde

A iniciativa possibilita que estruturas físicas do Sistema Único de Saúde (SUS) construídas, mas sem funcionamento, como UPAS 24h e unidades de saúde, sejam utilizadas para outra finalidade na área da saúde

Por Nicole Beraldo

 

Os gestores interessados em pedir a readequação da rede física de saúde local têm até o dia 30 de junho para solicitar a mudança ao Ministério da Saúde. A medida permite que estados e municípios utilizem estruturas de saúde prontas, mas que ainda não estão funcionando, para outra finalidade de assistência dentro da área da saúde, sem precisar devolver recursos federais. A pasta criou uma comissão técnica que irá receber e analisar todos os pedidos de readequação.

Para apoiar os gestores, o Ministério da Saúde disponibilizou uma página com orientações sobre todo o processo.

Para acessar a página, clique aqui!

“Essa medida possibilita a abertura da unidade, diferente do que foi construído, por exemplo, uma unidade foi construída para ser uma UPA, mas dado sua complexidade, ela tem não tem condições de funcionar como UPA, mas tem condições de funcionar como uma UBS. Por isso que foi criada essa comissão, para avaliar esses processos de verificação da readequação da rede física do SUS”, explica a coordenadora geral de Economia da Saúde do Ministério da Saúde, Maria Eridan Pimenta.

UPA 24h – Unidades de Saúde

A medida foi regulamentada com a portaria 3.583 de 16 de novembro de 2018. A partir disso, é possível dar outra destinação para edificações construídas com recursos federais da área da saúde, como Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), Centro Especializado em Reabilitação (CER), Academias da Saúde, UPAs 24h, entre outros. A iniciativa atende a uma demanda de gestores locais para não perder obras concluídas, que por algum motivo, ainda não atendem à população.

Está apto a pedir a readequação, o município que recebeu recursos por meio de transferência do Fundo Nacional de Saúde para o Fundo Municipal de Saúde. Também deve ter sido aplicado na obra, a totalidade da verba até a data de publicação do decreto 9.380, de 23 de maio de 2018. Além disso, a obra não pode ter sido objeto de reforma ou ampliação, somente construção. Até então, se os municípios não utilizassem a estrutura construída com recursos federais teriam que devolver o valor da obra ao Governo Federal.

Para se beneficiarem da nova alternativa, os gestores de saúde locais devem encaminhar à pasta documentação justificando a necessidade de readequação do imóvel, desde que comprove que o espaço seja utilizado em ações e serviços de saúde, ainda que diferentes do que inicialmente foi pactuado. Caso tenham sido repassados recursos para aquisição de equipamentos e materiais permanentes, a devolução ou não desses valores será analisada pela pasta.

Clique aqui para ver as orientações sobre todo o processo de solicitação de readequação

Fonte: Agência Saúde

Brasília: 65 voltas ao redor do Sol

Em Brasília, o sol nasce com compromisso. São 365...

Boletim Infogripe: aumentam as hospitalizações de pacientes com gripe

Por Bruna Ferraz A Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, divulgou...

UBS de Santa Maria deve contar com estrutura moderna e capacidade para 300 atendimentos diários

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) está finalizando...

Ministério da Saúde quer incorporar vacina contra Chikungunya no SUS

Por Priscila Thereso O Ministério da Saúde vai solicitar que a...

Prevenir é possível: DF lidera adesão à profilaxia contra HIV

Por Michelle Horovits O Distrito Federal é, hoje, um dos...

Cirurgia contra AVC recém-integrada ao SUS salva vidas no CHC da UFPR

Por Jéssica Tokarski Era um dia normal de trabalho para...

Núcleos integrados de atendimento à mulher têm atendimento ampliado

Por meio da Divisão Integrada de Atendimento à Mulher (Diam),...

Destaques

Brasília: 65 voltas ao redor do Sol

Em Brasília, o sol nasce com compromisso. São 365...

Boletim Infogripe: aumentam as hospitalizações de pacientes com gripe

Por Bruna Ferraz A Fundação Oswaldo Cruz, a Fiocruz, divulgou...

Curso de Letramento Racial é intensificado em comemoração aos 65 anos de Brasília

Como parte das celebrações do aniversário de Brasília, a...

UBS de Santa Maria deve contar com estrutura moderna e capacidade para 300 atendimentos diários

A Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) está finalizando...

Ministério da Saúde quer incorporar vacina contra Chikungunya no SUS

Por Priscila Thereso O Ministério da Saúde vai solicitar que a...