Chegou a vez de a expansão de Samambaia ganhar uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para chamar de sua. Mais uma promessa do Governo do Distrito Federal (GDF) para a população foi cumprida na manhã desta segunda-feira (14) com a inauguração da unidade que beneficiará cerca de 14 mil pessoas que moram nas quadras 627, 629, 631, 633, 827, 829, 831, 833, 1029, 1031 e 1033, além da área rural da cidade e dos morros do Macaco e do sabão. Mais três ainda serão entregues este ano.
A UBS 11, fica na QR 831, oferecerá atendimento médico e odontológico para os moradores com todo o conforto. Com investimento de R$ 3,2 milhões, a obra foi supervisionada pela Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap) e atende a uma reivindicação antiga dos moradores da cidade.
“Antes, para sermos atendidos, trocar uma receita ou, até mesmo, vacinar minhas crianças, era preciso ir até outra unidade de atendimento, debaixo de sol e chuva”, conta a moradora da expansão Drielly Cristina. Discurso endossado por outra moradora, Fabiana Costa, que com dois filhos pequenos, enfrentava muitas dificuldades para conseguir atendimento para ela e as crianças. “Espero que tenha, pelo menos, como vacinar os meninos nesta UBS”, disse, esperançosa.
Com quatro equipes completas que incluem enfermeiros, médicos e técnicos de enfermagem, a Unidade Básica de Saúde 11 vai oferecer muito mais que a expectativa da Fabiana e dos outros moradores que observavam a solenidade de inauguração. A sala de vacinação está garantida, assim como farmácia, laboratórios e consultórios.
Motivos para comemorar também teve Silene Ferreira, que mora na primeira casa bem em frente à UBS. Ela torcia para que a unidade oferecesse tratamento odontológico. E, não apenas dentistas estão disponíveis para atendimento, como uma equipe completa de saúde bucal. “Graças a Deus, que maravilha. É muito sofrimento não termos dinheiro nem condições de ir ao dentista”, comemorou a moradora.
“Para fazer um bom governo, é preciso ouvir a população e atendê-la. Entregar às pessoas o que eles querem. E é isso que estamos fazendo aqui hoje”, frisou o vice-governador Paco Britto que garantiu que, apesar de já contarem com cobertura de mais de 80% da população de Samambaia atendida pela saúde, o objetivo é ainda maior. “Não queremos nem 99%, vamos chegar a 100%. É nossa meta”, afirmou.
De acordo com o presidente da Novacap, Fernando Leite, a entrega da UBS demonstra o compromisso histórico da empresa com a capital.
“Além de a entrega de uma obra representar que o governo está saldando uma dívida com a população, que foi a promessa do governador Ibaneis Rocha em construir a unidade aqui”, lembrou.
Secretários de Saúde, Osney Okumoto, de Governo, José Humberto Pires, e administrador da cidade, Gustavo Aires, comemoraram, juntamente com a população, a inauguração da nova UBS.
“Um marco para a expansão”, afirmou Aires. “É a saúde mais perto da população”, completou Pires. De acordo com o gestor da Saúde, a estrutura da unidade conta com salas bem equipadas, equipe de profissionais e todo o conforto que a população de Samambaia merece. “É muito gratificante estar aqui e entregar essa obra”, concluiu Okumoto.
Recanto das Emas
Em julho, o governo inaugurou a UBS do Recanto das Emas, na quadra 804, para atender cerca de 20 mil moradores da região. De acordo com o vice-governador, a prioridade do Governo Ibaneis é a saúde – maior reivindicação da população de todo o Distrito Federal. “Quando o dinheiro é colocado na saúde, não é gasto. É investimento”, pontuou. A obra da UBS 5 do Recanto contou com investimento de R$ 2,3 milhões.