25.5 C
Brasília
08 jan 2025 14:43

Governo Federal agiliza recontratação de profissionais para combate a incêndios

Medida Provisória reduz prazo de dois anos de intervalo para recontratação para três meses, o que beneficia ações emergenciais do Ibama e do ICMBio

As ações de prevenção e combate a incêndios que ameaçam o Pantanal e outros biomas nacionais ganharam um aliado nesta terça-feira, 9 de julho. A publicação da Medida Provisória Nº 1.239 no Diário Oficial da União, assinada pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin e pelas ministras Esther Dweck (Gestão e Inovação em Serviços Públicos) e Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), altera o prazo de recontratação de pessoal para atender casos emergenciais de dois anos para três meses.

Por lei, os profissionais contratados pelo Ibama e pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) podem atuar por dois anos, período prorrogável por mais um ano. Antes da publicação da MP, porém, o texto da lei determinava um prazo de dois anos de intervalo para recontratações. Isso dificultava o trabalho de encontrar profissionais experientes em situações de emergência. O novo texto permite recontratações mais rápidas, o que beneficia diretamente Ibama e ICMBio.

Sala de situação

Diante da gravidade da situação no Pantanal, o Governo Federal criou, no dia 14 de junho, uma sala de situação para ações de prevenção e controle de incêndios e secas em todos os biomas, com foco inicial no Pantanal. Historicamente, o período de seca ocorre no segundo semestre, mas o bioma registrou em junho um número incomum de focos de incêndio.

A sala de situação funciona no âmbito da Comissão Interministerial Permanente de Prevenção e Controle do Desmatamento e Queimadas, recriada pelo presidente Lula em 2023. A comissão presidida pela Casa Civil reúne 19 ministérios, com o Ministério do Meio Ambiente na secretaria-executiva.

 

Justiça Militar envia ao Supremo inquérito contra coronéis

Por Pedro Peduzzi A investigação sobre a participação de coronéis...

DF terá protocolo de ações integradas de segurança para 8 de janeiro

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)...

Aeroporto de Brasília é eleito o segundo mais pontual do mundo

Por Jak Spies Terceiro terminal aéreo mais movimentado do país e...

DF tem inscrições abertas para escolha dos Educadores Sociais Voluntários de 2025

Por Victor Fuzeira O Governo do Distrito Federal (GDF) está com...

IGESDF abre seleção para médicos com salários de até R$ 17 mil

Nesta terça-feira (7), o Instituto de Gestão Estratégica de...

Secretaria de Saúde e HUB firmam novo convênio para ampliar atendimento à população

Assegurando a continuidade e a expansão dos serviços oferecidos...

Destaques

Justiça Militar envia ao Supremo inquérito contra coronéis

Por Pedro Peduzzi A investigação sobre a participação de coronéis...

IPVA de 2025 tem primeira parcela em fevereiro; confira as datas de vencimento no Distrito Federal

Por Jak Spies Início de ano é tempo de se preparar...

DF terá protocolo de ações integradas de segurança para 8 de janeiro

A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF)...

Aeroporto de Brasília é eleito o segundo mais pontual do mundo

Por Jak Spies Terceiro terminal aéreo mais movimentado do país e...