Graduação aumenta em 95% a renda dos profissionais no Brasil, aponta estudo



A educação superior segue como um importante diferencial no mercado de trabalho. Segundo a pesquisa “Empregabilidade dos Egressos do Ensino Superior”, a graduação eleva em até 95% a renda dos profissionais no Brasil. O levantamento, realizado pela plataforma de carreiras Workalove em parceria com o Instituto Semesp, ouviu 5.681 profissionais para analisar indicadores de trabalho, renda e planejamento de carreira.

De acordo com a pesquisa, a maioria dos egressos que estão empregados acredita que o diploma é muito valorizado pelo mercado, independentemente da modalidade de ensino. Entre os participantes, 96,9% se formaram em instituições privadas.

Os cursos de saúde e tecnologia da informação (TI) lideram no número de egressos atuando em suas áreas de formação. Carreiras como Medicina, Farmácia, Odontologia, Gestão de TI, Ciência da Computação e Medicina Veterinária destacam-se pela alta empregabilidade.

Publicidade

Demanda crescente por profissionais de TI

A área de TI, em especial, segue aquecida. A Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom) estima que até 2025 serão criadas mais de 530 mil vagas no setor. “Startups de desenvolvimento de softwares e aplicativos mobile despontam como um dos campos mais promissores. Carreiras como desenvolvedor de sistemas Full Stack, analista de dados, especialista em segurança cibernética, administrador de redes e arquitetos de soluções em nuvem estão em alta demanda”, afirma o professor Washington Fábio de Souza Ribeiro, coordenador dos cursos de TI do Centro Universitário UNICEPLAC.

Farmácia: uma carreira diversificada

Farmácia também é um destaque, com amplas oportunidades. O farmacêutico pode atuar em farmácias comunitárias, hospitais, indústrias de medicamentos e cosméticos, ciências forenses e muito mais. “Na área estética, por exemplo, o farmacêutico desenvolve fórmulas e procedimentos inovadores que melhoram a qualidade de vida e a autoestima. Além disso, a farmácia magistral permite a personalização de medicamentos”, explica João Marcos Torres, coordenador do curso de Farmácia do UNICEPLAC.

Nutrição: carreira em expansão

A profissão de nutricionista tem crescido de forma significativa, impulsionada pela crescente conscientização sobre saúde e qualidade de vida. De acordo com o Conselho Federal de Nutricionistas, o Brasil conta atualmente com cerca de 200 mil profissionais registrados. Entre as áreas de maior destaque estão a nutrição clínica, voltada ao atendimento em hospitais e consultórios, a nutrição esportiva, focada no desempenho de atletas e praticantes de atividades físicas, e a nutrição materno-infantil, que oferece atendimento especializado a gestantes, lactantes e crianças.

A nutrição funcional também está em ascensão, buscando compreender a interação entre nutrientes e organismos para promover o equilíbrio do corpo. Já a nutrição adaptada, voltada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), desenvolve dietas personalizadas que melhoram a qualidade de vida dos pacientes. “Essas áreas refletem uma demanda crescente por atendimento individualizado e preventivo, que é cada vez mais valorizado”, afirma a professora Danielle Luz Gonçalves, coordenadora do curso de Nutrição do UNICEPLAC. A profissão se consolida como uma das mais essenciais para a promoção da saúde e bem-estar, atendendo às demandas de uma sociedade cada vez mais focada na prevenção e qualidade de vida.

 

Depositphotos Parceiro Política Distrital


Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorSetores em expansão nos EUA apresentam oportunidades para profissionais estrangeiros
Próximo artigoConsórcio assume a gestão da Rodoviária do Plano Piloto e planeja investir R$ 120 milhões