O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) apresentou, em 2022, melhoria nos índices de controle de infecções relacionadas à assistência. Os dados são provenientes de um relatório divulgado pela Gerência de Risco em Serviços de Saúde (GRSS) da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). O HCB demonstrou bons resultados quando comparado com os outros hospitais quanto aos índices anteriores do próprio hospital, referentes ao ano de 2021.

Arte: Hospital da Criança

Todos os hospitais que contam com serviço de internação precisam notificar a SES-DF sobre as infecções relacionadas à assistência. O HCB é avaliado em relação a quatro tipos de infecção associadas às sondas, cateteres e outros dispositivos usados nas internações As avaliações são relacionadas à pneumonia associada à ventilação; infecção de corrente sanguínea relacionada a cateter; infecção urinária relacionada à sonda urinária; e infecção do sítio cirúrgico.

Segundo o infectologista e coordenador médico do Serviço de Controle de Infecção do HCB, Bruno Lima, os dados significam que o HCB teve redução no número de infecções em 2022. O médico explica que o resultado é positivo, inclusive, quando se consideram as doenças graves e complexas com que as crianças são diagnosticadas. “Nosso hospital é o que tem a maior complexidade do DF em pediatria – a internação é mais prolongada, a criança precisa de mais dispositivos. Mesmo assim, conseguimos diminuir a densidade de infecção e melhorar em relação aos outros, que têm complexidade menor”, comemora o médico.

Publicidade



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Brasília
Artigo anteriorMinistra da Saúde pede desculpas e afasta responsável por “fato inadmissível” do 1º Encontro de Mobilização para Promoção da Saúde no Brasil
Próximo artigoAgentes participam de treinamento para melhorar combate ao Aedes aegypti