Hospital da Criança de Brasília José Alencar recebe homenagem da CLDF

A diretora técnica do HCB, Isis Magalhães, lembrou que a instituição nasceu de uma necessidade da rede pública de saúde, do sonho dos profissionais de saúde da linha de frente e da atuação dos pais por meio da Abrace



Por Franci Moraes

A Câmara Legislativa comemorou o 11º Aniversário do Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) em sessão solene na manhã desta quarta-feira (7) no plenário, transmitida ao vivo pela TV Câmara Distrital (canal 9.3) e YouTube, com tradução simultânea em Libras. Os autores da homenagem, deputados Jorge Vianna (PSD) e Jaqueline Silva (Agir), destacaram a excelência do trabalho desenvolvido pelo HCB e agradeceram aos profissionais que prestam serviço às crianças.

“O HCB é um verdadeiro presente para nossa população, referência nacional no tratamento de inúmeras especialidades pediátricas”, afirmou o deputado Jorge Vianna. Idealizado pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace), o HCB atende pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e é gerido pelo Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe).

Publicidade

O parlamentar enumerou que, em onze anos de atividade, no HCB foram realizados mais de 5 milhões de atendimentos, de 3 milhões de exames laboratoriais e de 11 mil cirurgias ambulatoriais, entre outros que demonstram o “gigantesco trabalho” da instituição.“Esses números, por mais impressionantes que sejam, não captam o valor do grande diferencial do Hospital da Criança, que é o atendimento humanizado”, alegou Vianna, que frisou ainda o ambiente hospitalar acolhedor às crianças e adolescentes. 

O nível de qualidade do HCB se reflete nos altos índices de satisfação por parte dos pacientes e familiares, acima de 97%, relatou o distrital.

Foto: Silvio Abdon/CLDF

Do mesmo modo, Jaqueline Silva enalteceu a qualidade do HCB, “instituição que prova ser possível a aliança entre o terceiro setor e a saúde pública”. Segundo a parlamentar, há uma década, crianças e jovens que recebiam um diagnóstico de câncer tinham chance de sobrevivência de 25%; hoje este índice subiu para 75%, o que comprova a eficiência dos serviços do HCB.

Parceria contínua

Ao agradecer a homenagem, a diretora técnica do HCB, Isis Magalhães, lembrou que a instituição nasceu de uma necessidade da rede pública de saúde, do sonho dos profissionais de saúde da linha de frente e da atuação dos pais por meio da Abrace. “O sonho se concretizou por meio dessa parceria”, pontuou, ao apostar na manutenção “dessa parceria de forma contínua”, especialmente diante dos desafios atuais que “são incorporar as novas tecnologias”. Quanto a este aspecto, Vianna enfatizou a necessidade do aporte de recursos para manter o HCB.

Foto: Silvio Abdon/CLDF

A superintendente executiva do HCB, Valdenize Tiziani, e o presidente do Instituto do Câncer Infantil e Pediatria Especializada (Icipe), Francisco Cláudio Duda, reforçaram a importância do orçamento no tempo oportuno e das emendas parlamentares para modernizar o parque tecnológico. Tiziani salientou a filosofia do HCB, instituição onde “todos cuidam das crianças”.

Em uníssono aos “cuidados às crianças”, a presidente da Abrace, Maria Ângela Marini, acentuou o reconhecimento da sociedade pelo excelente trabalho do HCB. Ela agradeceu àqueles que se dedicam aos “pequenos pacientes” do hospital.

Ao término do evento, os deputados entregaram moções de louvor a profissionais do HCB.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter








Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTECLDF
Artigo anteriorProposições asseguram telemedicina e o atendimento virtual em serviços públicos do DF
Próximo artigoDistritais garantem indenização de transporte a servidores da vigilância ambiental em saúde