Hospital de Base: a celebração dos 64 anos do gigante da alta complexidade no coração do Brasil

Série de eventos estão programados para comemorar a importante data



Por Bruno Laganá
O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) está prestes a comemorar 64 anos de existência e estão sendo preparados uma série de eventos para celebrar essa data. As comemorações terão início no domingo (8) com a realização da 1ª Caminhada do IgesDF – Etapa HBDF.
A concentração será na Estação 106 Sul, às 8h da manhã, com uma sessão de alongamento e kits entregues para os colaboradores que apresentarem o crachá. A sociedade também é convidada a participar da caminhada. É recomendado aos participantes que levem uma garrafa com água para cuidar da hidratação. O ponto de chegada da caminhada será no canteiro central em frente ao Banco Central, onde será oferecido um café da manhã.

1ª Caminhada do IGESDF

Foto: Divulgação
Já na segunda-feira (9) os colaboradores serão recebidos com música nas entradas do hospital. Nesse dia também teremos uma cerimônia importante: a placa original, da época da inauguração do Hospital, será reinaugurada. O novo local promete ser mais visível, na entrada do prédio da internação. A placa representa uma parte da história do HBDF e a sua realocação simboliza a perpetuação do serviço de assistência à saúde de todos os nossos pacientes e usuários.
Os dias 10 e 11 serão reservados para a celebração focada no bem-estar dos colaboradores do HBDF que terão acesso a atividades como sessões de acupuntura, REIKI e meditação. Também haverá tutorias de maquiagem e palestras com temas sobre saúde mental.
A ação visa valorizar o trabalho do colaborador do Hospital de Base e oferecer serviços de bem-estar e relaxamento, criando um ambiente de trabalho tranquilo. À noite serão realizadas sessões de cinema ao ar livre, com a exibição de curta-metragens no jardim interno da unidade para os colaboradores e pacientes do período noturno.
E no dia 12 de setembro, data de aniversário do HBDF, as atividades especiais serão intensas. O início está programado para as 8h30 da manhã, com um Culto Ecumênico, seguido da apresentação de uma Orquestra Juvenil.
As autoridades convidadas, representantes do Governo do Distrito Federal e diretores do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF) serão recebidos e haverá uma apresentação dos resultados alcançados nos últimos anos pelo Hospital de Base, como número de atendimentos e cirurgias realizadas. O parabéns ao HBDF será cantado de forma simultânea em todos os andares do Hospital.

Os 64 anos do Hospital de Base

O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) chega aos 64 anos de funcionamento com uma história sólida que se mistura com a própria criação de Brasília. Inaugurado em 12 de setembro de 1960, com o nome de 1⁠º Hospital Distrital de Brasília (HDB), a unidade já desempenhava um papel fundamental na saúde da recém inaugurada capital do país.
Com o rápido crescimento da população da cidade, o HDB enfrentou rapidamente a necessidade de se estabelecer como referência em atendimento médico. Com o tempo, o HDB se transformou, adaptando-se às necessidades da comunidade e evoluindo para o prestigiado Hospital de Base do Distrito Federal que conhecemos atualmente.
Ao longo de sua história, o HBDF tornou-se a principal unidade pública hospitalar no DF a prestar atendimentos de alta complexidade, como transplantes, oncologia, cirurgias cardiovasculares, e referência em trauma. Em pouco tempo o Hospital de Base tornou-se um centro de excelência em diversas especialidades.
O HBDF destaca-se, pois atende não só o DF como pacientes do Brasil inteiro, dada à sua trajetória de inovação, dedicação da equipe e pelo firme compromisso com a saúde da população, consolidando-se como uma referência importante na saúde pública.
Além de sua atuação médica, o hospital também é um importante centro de formação para profissionais de saúde, contribuindo para o avanço da medicina e para a salvaguarda de vidas. Com uma área total de 64.696,67 m², o Hospital de Base é um destaque na rede do Sistema Único de Saúde (SUS), oferecendo tratamento para casos de alta complexidade, incluindo politraumas, emergências, cirurgias cardiovasculares, transplantes, neurocirurgia, oncologia, oftalmologia, ortopedia e reumatologia.


Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorDF está em alerta vermelho para baixa umidade do ar e risco de incêndios florestais
Próximo artigoCelina Leão se pronuncia sobre denúncias de assédio sexual contra ministro e reforça importância da denúncia