29.5 C
Brasília
16 mar 2025 14:03

Hospital de Base é pioneiro em cirurgia para hiperplasia prostática benigna

Urologista da Colômbia participou de demonstração da Terapia de Vapor de Água com Rezum, tecnologia revolucionária que beneficiou dois pacientes do DF

O Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) realizou as primeiras cirurgias no DF para o tratamento da hiperplasia prostática benigna (HPB) utilizando a tecnologia de Terapia de Vapor de Água com Rezum. Na quinta (26), foram realizados dois procedimentos. Os urologistas do Hospital de Base contaram com a experiência de Mauricio Plata, urologista colombiano considerado autoridade nesta técnica.

A Terapia de Vapor de Água com Rezum é menos invasiva do que os métodos tradicionais de tratamento da hiperplasia prostática benigna | Fotos: Davidyson Damasceno

A Terapia de Vapor de Água com Rezum é um procedimento de baixa morbidade para o tratamento da HPB que tem chamado a atenção da comunidade urológica. Essa técnica oferece alternativa eficaz e menos invasiva em comparação com os métodos tradicionais. As vantagens terapêuticas foram disponibilizadas a dois pacientes devidamente regulados para cirurgia de próstata. A duas cirurgias foram transmitidas ao vivo para um auditório na Associação Médica de Brasília, onde 21 urologistas assistiram aos procedimentos e fizeram perguntas a Plata.

No mesmo dia, após as cirurgias, Mauricio Plata ministrou uma palestra sobre essa tecnologia inovadora. Com a participação do colombiano, foi possível beneficiar pacientes assistidos pelo hospital e difundir conhecimento científico urológico para os urologistas do DF. “O serviço de urologia da nossa instituição é um farol de excelência e inovação, refletindo nosso profundo respeito por sua relevância. Estamos comprometidos com o avanço da medicina no Distrito Federal e orgulhosos de contar com profissionais tão dedicados nesta jornada,” ressaltou o chefe do serviço de urologia do HBDF, Eduardo Pimentel.

Hugo Motta assume compromisso com a educação e anuncia comissão especial para debater o PNE

Em encontro na quinta-feira (13/Mar), o presidente da Câmara...

Governo Federal acolhe 127 repatriados vindos dos Estados Unidos

O Governo Federal, seguindo as determinações do presidente Luiz...

Eliete Santana de Souza assume Subsecretaria de Gestão de Pessoas da SES-DF

Por Kleber Karpov A Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep),...

Sindate-DF divulga eleição da Chapa 1 ao Pleito 2025/2029

Por Kleber Karpov A Comissão Eleitoral do pleito 2025/2029 do...

EaD na Enfermagem será proibido, confirma ministro da Educação Camilo Santana

Em agenda pública nesta quinta-feira (13), o ministro da...

Câmara dos Deputados lança nova Frente Parlamentar em Defesa da Enfermagem

A Câmara dos Deputados vai lançar a nova Frente Parlamentar...

Cofen articula com a deputada Rejane a criação de cargo de Técnico de Enfermagem para rede federal da Saúde

Acompanhando a evolução da formação profissional da Enfermagem brasileira,...

Destaques

Hugo Motta assume compromisso com a educação e anuncia comissão especial para debater o PNE

Em encontro na quinta-feira (13/Mar), o presidente da Câmara...

Caesb fará interligação do bairro Nova Colina, em Sobradinho, à rede da companhia, beneficiando 13 mil pessoas

A Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito Federal (Caesb)...

Governo Federal acolhe 127 repatriados vindos dos Estados Unidos

O Governo Federal, seguindo as determinações do presidente Luiz...

Eliete Santana de Souza assume Subsecretaria de Gestão de Pessoas da SES-DF

Por Kleber Karpov A Subsecretaria de Gestão de Pessoas (Sugep),...

Sindate-DF divulga eleição da Chapa 1 ao Pleito 2025/2029

Por Kleber Karpov A Comissão Eleitoral do pleito 2025/2029 do...