19.5 C
Brasília
31 mar 2025 05:59

Hospital de Base realiza primeiro implante de marcapasso sem fio na rede pública do DF

Procedimento reforça o papel do HBDF como referência em alta complexidade; tecnologia ainda não está disponível no SUS e foi possível graças a uma doação

A equipe da Hemodinâmica do Hospital de Base do Distrito Federal (HBDF) realizou, no último dia 13 de março, o primeiro implante de marcapasso sem fio na história da rede pública de saúde do DF. A paciente beneficiada foi Terezinha Borges, de 84 anos, que já possuía um marcapasso tradicional, mas desenvolveu uma complicação rara: a extrusão do gerador, ou seja, o dispositivo saiu para fora da pele, contaminando todo o sistema.

Terezinha passou quase dois anos com o marcapasso tradicional antes que ele apresentasse o problema de extrusão. “Estava doendo muito e sangrando, uma situação muito ruim”, comentou. “Depois que implantaram o novo aparelho, tenho me sentido mais disposta, menos cansada”.

De acordo com Raoni Galvão, cardiologista arritmologista do HBDF e especialista em estimulação cardíaca artificial, a paciente passou por um processo cuidadoso antes da cirurgia definitiva: “Em primeiro lugar, tivemos que realizar a extração desse marcapasso antigo, mantendo a paciente com um aparelho provisório no hospital, além de excluir a possibilidade de infecção na corrente sanguínea”.

Após garantir que não haveria intercorrências, foi o momento de realizar o implante do marcapasso sem fio. O procedimento foi realizado na Hemodinâmica, sob anestesia geral, e durou cerca de 40 minutos. “Não é uma intervenção que envolve qualquer tipo de corte. É feita uma punção em uma veia da região da virilha, e, por dentro dessa veia, levamos os cateteres até o coração, onde liberamos o aparelho sob visualização direta”, detalhou o cardiologista.

438

Número de procedimentos que a equipe de Hemodinâmica do Hospital de Base realizou em 2024

Procedimento inovador

O marcapasso sem fio representa um avanço significativo na tecnologia de estimulação cardíaca. O dispositivo é pequeno e dispensa os eletrodos que conectam o gerador ao coração, comuns no modelo tradicional. “Se temos um sistema pequeno que dispensa o uso desses eletrodos e já consegue ser implantado diretamente dentro do coração, praticamente inviabilizamos qualquer tipo de complicação relacionada a cabos ou infecções que podem se originar na pele e atingir o coração, gerando endocardite”, destacou o médico.

A tecnologia é indicada principalmente para pacientes que já tiveram complicações com marcapassos tradicionais, idosos com a saúde mais fragilizada e pessoas com insuficiência renal crônica, especialmente aquelas que realizam hemodiálise. “Foi um caso muito bem selecionado e uma situação muito pertinente para usarmos essa nova tecnologia”, ressaltou Raoni.

A paciente teve uma recuperação rápida e sem complicações. “No final da tarde, Terezinha já estava extubada, conversando no leito de UTI, completamente estável. Três dias depois, foi liberada para casa, sem intercorrências no pós-operatório”, contou o médico.

“A realização do primeiro implante de marcapasso sem fio na rede pública do Distrito Federal é um marco para a saúde pública”

Guilherme Porfírio
superintendente do Hospital de Base

O Hospital de Base oferece diversos serviços dentro da Hemodinâmica. Em 2023, foram realizados 407 procedimentos de cardioestimulação, entre implantes e trocas de marcapassos e desfibriladores. Já em 2024, esse número aumentou para 438 procedimentos, uma média de 36,5 procedimentos por mês.

“Outros procedimentos incluem cateterismos, angioplastias e embolizações, além dos procedimentos da Radiologia Intervencionista”, explicou o cirurgião cardíaco e chefe do ambulatório do HBDF, José Joaquim Vieira Junior.

De acordo com Joaquim, a Hemodinâmica do Hospital de Base é uma das referências no DF e atende pacientes para pareceres, atendimentos ambulatoriais e procedimentos de emergência: “Exceto os emergenciais, todos os procedimentos são regulados pela fila da Central de Regulação da Secretaria de Saúde”.

Imagem mostra a diferença entre o marcapasso convencional (abaixo) e o novo dispositivo (ao lado da moeda), que além de ser menor, dispensa os eletrodos que conectam o gerador ao coração

Desafios para a incorporação no SUS

Apesar dos benefícios, o marcapasso sem fio ainda não está disponível no SUS nem consta no rol de procedimentos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). O dispositivo utilizado no HBDF foi doado pela única empresa que comercializa esse tipo de aparelho no Brasil.

“É necessário realizar não apenas esse tipo de implante, mas trazer outras novas tecnologias para que os pacientes do SUS consigam utilizá-las. Esse marcapasso não é indicado para todos os que precisam de um marcapasso, mas pode beneficiar muitas pessoas, especialmente aquelas com comorbidades ou que já tiveram rejeição aos sistemas tradicionais”, enfatizou Raoni.

BRB entra no olho do furacão, das especulações, após aquisição do Banco Master

Por Kleber Karpov O domingo (30/mar) foi marcado por manchetes...

Cidades brasileiras têm atos contra anistia a golpistas neste domingo

Por Guilherme Jeronymo e Mariana Tokarnia Manifestantes se reuniram em...

Estudo mostra eficácia da teleconsulta no acompanhamento médico

Por Mariana Tokarnia Uma consulta médica sem sair de casa,...

Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença

Por Douglas Corrêa  O mês de março marca a campanha...

Purple Day: Caminhada na Avenida Paulista busca conscientização sobre epilepsia

Neste domingo (30), a Avenida Paulista recebeu a Caminhada...

Teto para reajuste de medicamentos será divulgado nesta segunda

Por Andreia Verdélio A Câmara de Regulação do Mercado de...

Drenar DF: Praça Internacional da Paz terá pontos para food truck e estacionamento

Por Catarina Loiola Novo cartão-postal do Quadradinho, a Praça Internacional da...

Lazer para Todos: entrada gratuita atrai visitantes ao Jardim Botânico e Zoológico

Por Victor Fuzeira Os domingos e feriados ganharam um novo significado...

Destaques

BRB entra no olho do furacão, das especulações, após aquisição do Banco Master

Por Kleber Karpov O domingo (30/mar) foi marcado por manchetes...

Cidades brasileiras têm atos contra anistia a golpistas neste domingo

Por Guilherme Jeronymo e Mariana Tokarnia Manifestantes se reuniram em...

Estudo mostra eficácia da teleconsulta no acompanhamento médico

Por Mariana Tokarnia Uma consulta médica sem sair de casa,...

Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença

Por Douglas Corrêa  O mês de março marca a campanha...

Purple Day: Caminhada na Avenida Paulista busca conscientização sobre epilepsia

Neste domingo (30), a Avenida Paulista recebeu a Caminhada...