Por Kleber Karpov
O Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu, na manhã deste sábado (25/Fev), um tomógrafo odontológico, para realização de tomografias e radiografias panorâmicas. Equipamento esse que, segundo a presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), Mariela Souza de Jesus, deve aumentar a eficiência nos tratamentos dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
O HRSM contava apenas com um aparelho, obsoleto, de radiografias panorâmicas, fora de atividade, em decorrência de problemas técnicos. No entanto, a aquisição do tomógrafo foi possível, após destinação de recursos, por meio de emenda parlamentar, por parte do Deputado Reginaldo Veras (PDT).
O tomógrafo odontológico, primeiro instalado na rede pública de saúde do DF, teve um custo de R$ 320 mil e deve permitir aos odontólogos do IGESDF contar com exames de imagem com melhor definição. Consequentemente, os usuários passam a contar com diagnósticos dos tratamentos odontológicos, mais precisos.
Para a chefe do Serviço de Odontologia e Cirurgia Bucomaxilofacial do HRSM, Erika Maurienn, é primordial oferecer aos profissionais um exame e diagnóstico por imagem com altíssima qualidade. “Para que possam definir os melhores tratamentos e procedimentos cirúrgicos ao paciente”, destacou.
Mais eficiência
Segundo Mariela Souza a disponibilidade do novos equipamentos nas unidades de saúde, traz mais eficiência, qualidade e assertividade no diagnósticos dos usuários do SUS. “Cada novo equipamento afeta direta e positivamente a assistência, otimiza a realização dos atendimentos e promove maior assertividade nos diagnósticos e tratamentos”.