Secretaria de Saúde confirma problema, mas informa que em 90 dias deve implantar sistema digitalizado
Por Kleber Karpov
Desde o dia primeiro Política Distrital recebeu reclamação de três servidores do Hospital do Paranoá (HRPa). Além de o aparelho de Raio X ter quebrado, um dos trabalhadores da unidade, que pede para não ser identificado alega também falta técnico em radiologia para a realização dos procedimentos.
“No hospital Paranoá não haverá exame de raio x no mês de Junho, por falta de técnico e a processadora de Raio X está quebrada. O povo está fazendo ficha e indo pra UPA São Sebastião, que não aguenta a demanda pois só tem um chassi pra exames, triste essa gestão da saúde.”.
O servidor lembrou ainda o transtorno que sobre para os usuários e acompanhantes que serão obrigados a se deslocarem para São Sebastião para conseguir fazer o exame de Raio X.
Política Distrital questionou o caso junto à Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF). Por meio da Assessoria de Comunicação a SES-DF confirmou que o aparelho está danificado.
“A direção do Hospital Regional do Paranoá esclarece que a reveladora do equipamento de raio x da unidade queimou e por isso o equipamento está parado.”.
Ainda de acordo com a SES-DF os pacientes deverão ser direcionados à São Sebastião, porém, sugerem que a unidade 24 horas, não deve ter problemas para absorver as demandas do HRPa.
“A direção esclarece que os pacientes que precisam do exame estão sendo direcionados para a UPA São Sebastião e desconhece a informação de que a unidade ‘não aguenta a demanda’.”
Ainda segundo a SES-DF, os exames de imagem devem passar a ser digitalizados, dentro de um prazo de 90 dias. A Pasta explica que tais procedimentos dispensam “a utilização da tecnologia antiga que é baseada no uso de reveladoras.”.