27.5 C
Brasília
30 mar 2025 13:29

Hospital Materno Infantil de Brasília é referência em gestação de alto risco e reprodução humana

Por Ingrid Soares

O Hospital Materno Infantil de Brasília (Hmib) é um modelo em gestação de alto risco, atendimento à mulher e à criança e em reprodução humana assistida. A unidade é ainda credenciada pela Rede Latino-Americana de Reprodução Humana e foi reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) por realizar um serviço de alto nível.

Ao longo de 2023, o Hmib realizou, entre outros procedimentos, 55 transferências de embrião congelado, 148 captações de óvulos para procedimento de fertilização in vitro, 38 inseminações intrauterina e 27 procedimentos de congelamento seminal. O hospital é um dos poucos no Brasil a oferecer o procedimento de forma gratuita, por meio do Centro de Ensino e Pesquisa em Reprodução Assistida (Cepra).

O tratamento de reprodução ocorre via consulta, agendada pela Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência. A equipes de Saúde da Família (eSF) encaminham os pacientes para atendimento com ginecologista e, em seguida, com profissionais de outras especialidades. Após essas etapas, há indicação à Unidade de Reprodução Humana do Hmib.

O paciente é inscrito na lista de espera a partir da primeira consulta ou da de retorno, após a apresentação dos resultados de exames. Há dois tipos de tratamentos possíveis: inseminação intrauterina (IIU) e fertilização in vitro (FIV). Ao todo, são 337 usuários aguardando para realizar o procedimento. O tempo médio de espera é de 2 anos e 6 meses.

Anualmente, a equipe de reprodução humana do Hmib realiza a Festa dos Bebês frutos da reprodução assistida. Na foto, Jeane Balbino e Renato Porto, pais do casal de gêmeos Heitor e Camila, celebram o sucesso do tratamento. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

A Referência Técnica Administrativa (RTA) de Reprodução Humana Assistida, Mariana Roller, ressalta que o Cepra disponibiliza os procedimentos na área integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “No DF, temos um serviço de reprodução assistida que permite que os casais tenham seus direitos garantidos e sejam acolhidos por uma equipe altamente especializada e completa. São médicos, biólogos, enfermeiros, técnicos em enfermagem, geneticista, psicólogo. Todos têm capacitação e especialização sobre o tema”, detalha.

No ano anterior, foram feitos 733 atendimentos com médico geneticista e 8.155 de pré-natal de alto risco na unidade.

Hospital multicapacitado

Além da reprodução assistida, o Hmib possui atendimento de ponta em ginecologia e obstetrícia de emergência, medicina fetal, uroginecologia, psiquiatria perinatal, unidade de prevenção e assistência às vítimas de violência, cuidados paliativos perinatal e endoscopia ginecológica.

A diretora geral substituta do hospital, Paula Balduino, afirma que a unidade é destaque ainda na pediatria e na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. “Somos referência, por exemplo, em prematuridade extrema. Os recém-nascidos que precisam de cirurgia são todos direcionados para o Hmib. Já em infectologia pediátrica, temos até residência. A nossa emergência pediátrica é um ponto muito importante para a Secretaria de Saúde [SES-DF], atendendo uma demanda grande, acolhendo, quando necessário, pacientes de outras regionais de saúde, inclusive.”

Recentemente, o Hmib realizou duas cirurgias intrauterinas para a correção de mielomeningocele – conhecida como “espinha bífida”, na qual parte da coluna fica exposta. Antes mesmo de nascer, os bebês passaram por um procedimento dentro do útero das mães. A má formação gera limitações motoras e problemas neurológicos desde o útero, com consequências até o fim da vida. O hospital também já conta com experiência de outros procedimentos intrauterinos, incluindo transfusão de sangue para fetos e laser em gestações gemelares.

Reconhecimento

Há anos, o Hmib é certificado como Hospital Amigo da Criança. Em 2022, recebeu o prêmio Dr. Pinnotti e se tornou também Hospital Amigo da Mulher. O reconhecimento é concedido pela Câmara dos Deputados a entidades governamentais e não governamentais que se destacam na promoção do acesso e da qualificação dos serviços de saúde femininos.

No mesmo ano, a unidade foi ouro no prêmio Contratualiza SES-DF 2022, que celebra o bom desempenho das Regiões de Saúde e das Unidades de Referência Distrital (URDs).

Para ter acesso ao atendimento na emergência pediátrica ou na ginecologia obstetrícia do Hmib, o paciente deve se dirigir ao local e passar pela triagem. Já os ambulatórios são regulados e o usuário precisa comparecer a uma UBS de referência.

O hospital é certificado como Hospital Amigo da Criança e como Hospital Amigo da Mulher. Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

 

Epilepsia atinge 65 milhões de pessoas no mundo, segundo a LBE

Por Ana Carolina Alli Confusão mental, crise convulsiva e mal-estar...

Campanha do GDF conscientiza contra exploração sexual infantil

Por Jak Spies Esta semana, o Governo do Distrito Federal (GDF)...

Lula: “Quem tem de vender as coisas do Brasil é o Brasil”

“Nós vamos continuar andando o mundo porque temos o...

Com inauguração do Drenar DF, Brasília avança na infraestrutura urbana

O Governo do Distrito Federal (GDF) celebrou neste sábado...

UBS 2 de Brazlândia leva mutirão de saúde e prevenção de doenças à comunidade

Por Yuri Freitas Foi realizada, na manhã deste sábado (29),...

Novo filme de Fernanda Montenegro no Cine Brasília é uma das opções culturais para o fim de semana

Por Fernando Jordão Fernanda Montenegro precisou de poucos minutos em cena...

1ª Mostra de Fotografia do projeto Comunicador do Futuro estreia em Taguatinga

Por Karol Ribeiro Nesta sexta-feira (28), a Estação Praça do Relógio,...

Economia: Tarcisio de Freitas entre contradições e desejos estranhos aos brasileiros

Por Kleber Karpov Durante abertura do Arko Conference 2025, nesta...

Destaques

Epilepsia atinge 65 milhões de pessoas no mundo, segundo a LBE

Por Ana Carolina Alli Confusão mental, crise convulsiva e mal-estar...

Campanha do GDF conscientiza contra exploração sexual infantil

Por Jak Spies Esta semana, o Governo do Distrito Federal (GDF)...

Lula: “Quem tem de vender as coisas do Brasil é o Brasil”

“Nós vamos continuar andando o mundo porque temos o...

Com inauguração do Drenar DF, Brasília avança na infraestrutura urbana

O Governo do Distrito Federal (GDF) celebrou neste sábado...

UBS 2 de Brazlândia leva mutirão de saúde e prevenção de doenças à comunidade

Por Yuri Freitas Foi realizada, na manhã deste sábado (29),...