Hospital Regional de Santa Maria realiza 15 punções guiadas por ultrassom no Outubro Rosa

Das 15 punções, 13 foram realizadas pelo Ambulatório durante as consultas médicas Jurana Lopes



Em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção do câncer de mama e do colo do útero, o Ambulatório do Hospital Regional de Santa Maria realizou, ao longo de todo o mês, um total de 13 CORE BIOPSIA – punção de mama por agulha grossa guiada por ultrassonografia. O exame foi realizado com pacientes que aguardavam na fila de regulação da rede pública de saúde.
“Desde o início do mês, temos feito as biópsias das pacientes durante as consultas médicas devido à necessidade e agilidade no diagnóstico, pois muitas delas já chegam com exames sugestivos de lesões malignas. Hoje, a demanda pelo exame caiu bastante. Das 15 punções realizadas ao longo do mês no HRSM, 13 foram no Ambulatório, apenas duas foram direcionadas para o Centro Cirúrgico”, explica a gerente de Cuidados Ambulatoriais, Raiane Alves.
As médicas mastologistas Gabriela Albuquerque e Thauana Dias enfatizaram a importância da biópsia guiada por ultrassom na detecção precoce do câncer de mama. “É o exame principal para diagnosticar o câncer de mama, extremamente importante. A biópsia guiada por ultrassom é uma técnica minimamente invasiva que nos permite obter amostras de tecido com alta precisão. Isso é fundamental para um diagnóstico precoce, portanto, para o aumento das chances de tratamento bem-sucedido”, explica Thauana.


Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorArrombamento de armários de profissionais de saúde do IGESDF no HRSM repercute entre sindicatos e políticos
Próximo artigoRonnie e Élcio são condenados por assassinar Marielle e Anderson