23.5 C
Brasília
21 nov 2024 21:30


Hospital Regional de Santa Maria realiza cirurgia inédita de lesão plexo braquial

O procedimento de alta complexidade foi feito pela equipe de Ortopedia

Por Jurana Lopes
Nesta terça-feira (10), o Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) realizou em seu Centro Cirúrgico um procedimento inédito: sua primeira cirurgia de lesão plexo braquial. Trata-se de um procedimento de alta complexidade realizado para reparar os nervos do plexo braquial danificados por uma lesão ou outra condição.
O objetivo da cirurgia é restaurar a função dos nervos e aliviar os sintomas, como fraqueza, dor e perda de sensibilidade no braço, antebraço e mão. A cirurgia foi realizada pelos ortopedistas especialistas em Cirurgia da Mão e Microcirurgia, membros da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, Lucas Barbosa Nonato e Marlos Fernandes.
“O plexo braquial é um conjunto de nervos com origem na medula espinhal na região do pescoço e desce por todo o membro superior. Essa lesão apresenta uma incidência no Distrito Federal de, aproximadamente, 1,75 casos para cada 100 mil habitantes e gera paralisia do membro superior”, explica o ortopedista Lucas Barbosa Nonato.
Segundo o especialista, o paciente submetido ao procedimento foi vítima de um acidente automobilístico que ocasionou em um trauma grave no membro superior direito, evoluindo com lesão completa do plexo braquial. O procedimento cirúrgico durou cerca de oito horas.
“Foi realizado uma cirurgia eletiva do tipo neurotização, que consiste em uma transferência de nervos doadores saudáveis para uma região de nervos com lesão completa irreparável. A cirurgia tem o objetivo de restabelecer a funcionalidade do membro superior com estabilidade do ombro e flexão do cotovelo, restabelecendo a qualidade de vida para atividades do dia a dia”.
Hoje, o procedimento de alta complexidade é possível de ser realizado no Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) graças ao hospital possuir em seu quadro de pessoal uma equipe especializada em Cirurgia da Mão e Microcirurgia, responsável por esses tipos de casos. Até 2019 havia apenas um especialista na área, em 2020 a equipe ganhou mais um membro e atualmente, possui quatro especialistas.

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever