Por Jurana Lopes
Nesta quarta-feira (26), a Superintendência do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu membros dos órgãos de Controle Social, da sociedade civil e do segmento de usuários do Conselho de Saúde do Gama para uma visita técnica na unidade hospitalar. O convite partiu do diretor-presidente do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do Distrito Federal (IgesDF), Juracy Cavalcante Lacerda Júnior, que deixou claro que todas as unidades geridas pelo Instituto estão abertas para quem quiser conhecer de perto a realidade.
“Queremos mostrar nossos dados, nossa prestação de contas, nossos avanços à população e também dialogar melhorias para as unidades conforme as particularidades de cada região. Estamos empenhados em trazer melhorias para a saúde do Distrito Federal. O olhar do usuário é importante para entender a nossa realidade. Estaremos sempre à disposição deles, este é o nosso compromisso, buscando sempre essa proximidade”, afirma Cavalcante.
Segundo o diretor-presidente, essas visitas contribuem também para motivar cada vez mais os colaboradores, muitas vezes desmotivados por darem seu melhor e só receberem críticas, o que desmotiva, tendo em vista que todos têm ciência que fazem o melhor tentando proporcionar um atendimento digno e de excelência.
Entre os diversos representantes da sociedade organizada que estiveram presentes no encontro estavam o presidente do Conselho de Saúde do Gama, Enóquio Sousa; o presidente da Associação de Deficientes do Gama e Entorno, Paulo Martins e a diretora nacional da Mulher do Sindicato dos Aposentados, Pensionistas e Idosos, Maria Antônia Magalhães.
Eles visitaram os Prontos-Socorros adulto e infantil, a Radiologia e o Centro Obstétrico do HRSM, além de conversarem com as chefias de cada setor para entender os fluxos de atendimento e as principais demandas de cada setor.
“Nossas portas estão abertas para os órgãos de fiscalização e controle social. Trabalhamos com transparência e sempre prezando pelo atendimento de excelência para os nossos pacientes”, explica a superintendente do HRSM, Eliane Abreu.
Para Maria Antônia Magalhães, é necessário conhecer bem de perto a realidade das unidades para haver um debate maior e a apresentação de sugestões de melhorias a serem adotadas, visando sempre o serviço de qualidade ofertado aos pacientes e sua satisfação com o atendimento recebido no âmbito do SUS.