O auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde (Fepecs) recebeu, nessa quarta-feira (2), cerca de 170 participantes, entre docentes, estudantes, supervisores de cenários e servidores da Secretaria de Saúde (SES-DF), para a I Mostra de Estágios e Práticas em Saúde do Distrito Federal. O evento, promovido pela Escola de Saúde Pública (ESP-DF), foi planejado por mais de um ano e com o objetivo de valorizar o olhar da academia, em relação ao ensino e à saúde, e do próprio estudante, que pode ser um multiplicador de conhecimento na futura profissão e no tratamento da população em geral.
Servidora de carreira da SES, a diretora-executiva da Fepecs, Inocência Rocha Fernandes contou sobre sua experiência enquanto supervisora de cenário, quando atuava em uma unidade básica de saúde (UBS) do Itapoã. “Para mim, é um orgulho muito grande estar à frente da Fepecs e poder proporcionar essa valorização aos profissionais de saúde e ao trabalho dos estudantes”, disse. “É importante reverter os recursos de contrapartida das instituições conveniadas em melhorias nos cenários e em premiações aos atores envolvidos, como no caso dessa mostra”.
Programação
À frente da Coordenação de Ensino-Serviço e Educação na Saúde da ESP, Verônica Lobo fez um panorama geral sobre o evento, contando desde o planejamento inicial até a concretização do sonho de realizar a I Mostra desse tipo no DF. A coordenadora falou sobre o trabalho realizado nos bastidores e a decisão de incluir o evento permanentemente no calendário anual da instituição. “É fundamental a valorização do saber e da motivação para o aperfeiçoamento do ensino e do serviço, com um olhar da academia voltado para o servidor”.
Durante o período matutino foram feitas apresentações de experiências exitosas nos cenários do SUS por estudantes. Já no horário vespertino, foram apresentadas também as duas revistas científicas da Fepecs: Health Residencies Journal (HRJ) e Revista Comunicação em Ciências da Saúde. Para finalizar, representantes da Gerência de Integração Ensino-Serviço da ESP falaram sobre os cenários de ensino da SES-DF, do contexto atual aos desafios para potencializar as ações de integração ensino-serviço.
Premiação
Estudantes, docentes e supervisores inscreveram 29 trabalhos na mostra, totalizando 83 expositores, visto que cada trabalho poderia ser apresentado por um grupo de até cinco pessoas. Desse total, 23 foram classificados de acordo com o edital e puderam concorrer às premiações de primeiro, segundo e terceiro lugares. Os trabalhos foram apreciados por uma banca avaliadora composta por quatro profissionais, que tiveram como bases os eixos saúde na educação, segurança do paciente e processo ensino- aprendizagem.
O grupo vencedor foi o responsável pelo trabalho “Educação em saúde no Centro de Educação Infantil 2 de Taguatinga: preservando o sorriso”. Os alunos de enfermagem da Escola Superior de Ciências da Saúde (Escs) foram contemplados com a participação no 5º Congresso Brasileiro de Política, Planejamento e Gestão da Saúde Coletiva (Abrasco), que será realizado na cidade de Fortaleza. O prêmio inclui inscrição no evento, passagens aéreas de ida e volta e hospedagem no local. Tudo será pago com recurso de contrapartida das instituições conveniadas.
Para Caio Fernandes, um dos integrantes do grupo premiado, a realização do trabalho foi muito importante. “Ficamos surpresos e não esperávamos ganhar”, disse. “Nosso trabalho é simples, mas foi essa simplicidade que fez a diferença, pois atuamos diretamente na prevenção da saúde bucal das crianças, já que a enfermagem trabalha exatamente focada nesse objetivo”.
Também ganharam destaque os trabalhos “Combatentes da Dengue: Campanha de educação em saúde realizada pela região de saúde Oeste em parceria com a Universidade Católica de Brasília em escolas públicas da Ceilândia” e “Melhorando a saúde do homem no Brasil: proposta e aplicação de um fluxograma na atenção primária”, classificados respectivamente em segundo e terceiro lugares. Eles foram premiados com um curso prático de Suporte Básico de Vida (BSL), com carga horária de 6h, ministrado em Brasília.
Cenários
Atualmente, a Fepecs conta com 26 instituições de ensino públicas e privadas conveniadas, que utilizam os mais de mil cenários constituídos no âmbito da SES. Anualmente, cerca de 20 mil estudantes de nível superior e técnico circulam por esses espaços, onde são acompanhados e supervisionados por profissionais de saúde, que orientam sobre a área de atuação escolhida.