Por Ana Paula Oliveira
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) anunciou, nesta quinta-feira (3/3), por meio de suas redes sociais, a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos, o retorno de shows e eventos esportivos e a exigência da apresentação do comprovante de vacinação de pelo menos duas doses, para ingressar em shows e eventos. As medidas passam a valer a partir da próxima segunda-feira (7/3). Em ambientes fechados, o uso da máscara continuará sendo obrigatório.
Ibaneis também reforçou a importância da imunização. Um novo decreto deverá ser publicado com as novas regras da exigência ainda nesta semana. A data ainda não foi divulgada pelo GDF.
Diante da queda nos casos de covid-19 no Distrito Federal, a partir de segunda-feira (7) flexibilizaremos o uso de máscaras em locais abertos.(1/2)
— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) March 3, 2022
Para participar de shows e eventos esportivos será exigida a comprovação de vacinação de pelo menos duas doses e uso de máscara quando ocorrerem em ambientes fechados. Estamos pouco a pouco voltando à normalidade. Não deixem de se vacinar. (2/2)
— Ibaneis Oficial (@IbaneisOficial) March 3, 2022
Para tomar a decisão, o titular do Palácio do Buriti se reuniu com sua equipe para analisar possíveis efeitos do Carnaval. Nas publicações nas redes, o governador afirmou que a taxa de contaminação por Covid está em queda.
Covid-19 no DF
Nessa quarta-feira (2/3), o Distrito Federal registrou taxa de transmissão da Covid-19 em 0,66. O índice é o menor desde o início da pandemia. O indicativo apresentado no boletim mais recente de Secretaria de Saúde aponta que cada 100 pessoas infectadas passam o vírus para outras 66.
Desde o início da pandemia, segundo o último boletim, divulgado, nessa quarta-feira (2), o Distrito Federal notificou 682.990 infecções por Covid-19. Nas últimas 24 horas, foram confirmados 1.227 novos casos da doença na capital.
Do total de notificações, 663.063 pacientes estão recuperados e 11.427 foram a óbito. A diretoria de Vigilância Epidemiológica do DF contabilizou 11 mortes ocasionadas pela doença em datas anteriores, e uma nessa quarta-feira.