Por Kleber Karpov
Durante o lançamento do programa Renova-DF, nesta terça-feira (8/Jun), em Samambaia, o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), confirmou o lançamento para quarta-feira (9/Jun), do Hospital Oncológico Jofran Frejat para esta quarta-feira (9/6). Ocasião em que o Rocha deve assinar a ordem de serviço para se dar o início da construção da nova unidade de saúde.
“Vamos lançar o que, para mim, é a maior obra. O maior legado que vamos deixar para o nosso governo: Hospital Oncológico . Uma obra que vai fazer com que o DF seja referência no tratamento de câncer. E ainda uma homenagem a quem foi talvez o maior médico da história dessa cidade. Cuidou da saúde como ninguém. A homenagem será feita ao seu nome e à sua história”, afirmou Ibaneis.
O hospital tem duração prevista de três anos e deve ser erguido em um terreno de 40 mil metros quadrados no Setor de Áreas Isoladas Norte (SAIN), ao custo de cerca de R$ 120 milhões. A unidade foi projetada para conter uma estrutura de 172 leitos, desses, 20 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), com capacidade de atender uma demanda anual de aproximadamente 9 mil atendimentos médicos.
Reação
O anúncio de Rocha repercutiu na Câmara Legislativa do DF (CLDF), com elogios dos deputados distritais Agaciel Maia (PL), Rodrigo Delmasso (REPUBLICANOS) e Hermeto (MDB).
Agradecimento especial ocorreu por parte do distrital, Jorge Vianna (PODEMOS), ao lembrar que o Hospital Oncológico é uma de suas principais bandeiras de campanha. Por diversas ocasiões, tanto na tribuna do CLDF, quanto em reunião com o governador, o parlamentar pautou, reivindicou e cobrou a construção de unidade hospitalar, referência em atendimento oncológico no DF. Sempre com o argumento de ser incabível o DF, capital do país, não ter uma referência em atendimento as vítimas de câncer.
Homenagem
O hospital, inicialmente, recebeu o nome de Hospital Oncológico de Brasília. Porém, passou por mudanças e recebeu um novo nome, em homenagem ao ex-secretário de Estado de Saúde, e ex-deputado federal, o médico Jofran Frejat, morto em novembro de 2020.