Ibaneis anuncia novas nomeações de 741 profissionais de saúde entre médicos, enfermeiros, técnicos e agentes de saúde

Anúncio ocorreu durante evento lançamento do Programa de Mobilização Nacional para Combate ao Aedes Aegypti, na Escola Classe (EC) Juscelino Kubitscheck, na Quadra 500 do Sol Nascente/Pôr do Sol e contou com presença dos ministros da Saúde, Nísia Trindade, e da Educação, Camilo Santana



Por Kleber Karpov

O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou, na manhã desta quarta-feira (21/Fev), por ocasião do lançamento do Programa de Mobilização Nacional para Combate ao Aedes Aegypti, na Escola Classe (EC) Juscelino Kubitscheck, na Quadra 500 do Sol Nascente/Pôr do Sol, as  nomeações de 741 profissionais de saúde. Desses, 200 temporários e 541 servidores concursados a serem nomeados pela Secretaria de Saúde (SES-DF).

“Hoje, assinamos o decreto com a contratação de 200 médicos temporários, 180 técnicos de enfermagem, 156 enfermeiros, 115 agentes comunitários e 90 médicos especialistas. Isso tudo para reforçar o combate à dengue em nossos hospitais, em nossas tendas, ajudando cada vez mais a população do Distrito Federal”, declarou Ibaneis.

Publicidade

Segundo Rocha, em decreto a ser assinado ainda nesta quarta-feira, devem ser contratados 200 médicos temporários. Quanto aos concursados as serem convocados são 180 técnicos em Enfermagem, 156 enfermeiros, 115 Agentes Comunitários de Saúde (ACS) além de 90 médicos especialistas.

Trabalho integrado

“As causas são conhecidas, mas o que nós precisamos fazer é mostrar que somos capazes de enfrentar esse desafio e vencer, com essa grande mobilização nacional”

Nísia Trindade, ministra da Saúde

Na ocasião a ministros da Educação, ratificou a importância do esforço conjunto entre os ministério da Saúde e da Educação, na mobilização nacional de toda rede do Sistema Único de Saúde (SUS) para atuar no combate a dengue.  “Nossa missão aqui hoje é essa grande mobilização nacional com os ministérios da Saúde e Educação, de toda a rede SUS, para que a gente possa enfrentar, juntos, algo que afeta a vida das pessoas. A maneira que nós temos de enfrentar é com prevenção, e isso precisa começar nas escolas”.

Posição essa também reforçada por Nisia Trindade, ao apontar a importância dessa integração para lidar com a complexidade que impõe a luta contra a dengue em todo país. “Este ano, temos vários sorotipos da dengue do vírus da dengue circulando, o que aumenta esse número de casos, além do aumento de mosquitos, com a mudança climática, calor excessivo, mudança nas chuvas, tudo o que nós estamos vivendo”, pontuou. “Então, as causas são conhecidas, mas o que nós precisamos fazer é mostrar que somos capazes de enfrentar esse desafio e vencer, com essa grande mobilização nacional”.

Iniciativa aprovada

Para o professor Lourenço Teixeira, lotado na escola, apontou a importância da escola no processo de aprendizado e conscientização dos alunos em relação ao combate a dengue. Nesse sentido, em ações integradas com a Secretaria de Estado de Educação do DF (SEE-DF), e outros órgãos do GDF, o o tema está a ser abordado com os alunos em peças de teatro, cartazes e outras atividades.

“O trabalho em questão da dengue, a gente já faz ao longo do ano letivo, mas começar uma campanha no início do ano letivo é importante, principalmente em comunidades carentes e levando informação à população”, pontuou Teixeira.

Clamor atendido

As nomeações por parte de Rocha atendem ainda o clamor de representantes de entidades sindicais, a exemplo dos sindicatos dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF), dos Médicos do DF (SindMédico-DF), dos Enfermeiros do DF (SindEnfermeiros-DF). Além do clamor por parte da classe política, conforme publicou Política Distrital (PDNews), que ao longo das últimas semanas têm pedido a nomeação de profissionais de saúde, para além dos Agentes de Vigilância Ambiental da Saúde (AVAS), uma vez que a assistência à saúde depende da atuação de outros profissionais de saúde.

 

 



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorSTF torna ré e mantém presa cúpula da PMDF pelos atos de 8 de janeiro
Próximo artigoDistrito Federal assina Pacto Nacional pela Consciência Vacinal