Ibaneis e Celina ‘explodem’ em pesquisa, com 67% de aprovação da população do DF

Com margem de erro de 2,6 pontos percentuais para mais ou para menos e com nível de confiança de 95%, pesquisa aponta crescimento de de 16,7% se comparado aos 50,3% obtidos na ocasião da eleição de Ibaneis Rocha e Celina Leão, em setembro de 2022, ainda em primeiro turno



Por Kleber Karpov

Uma pesquisa de opinião realizada pelo Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta terça-feira (2/maio), apontou um índice de aprovação de 67%, por parte da população do Distrito Federal, à gestão do governador Ibaneis Rocha (MDB) e da vice-governadora, Celina Leão (Progressista). Ao todo foram ouvidas 1.504 pessoas, residentes no DF, entre os dias 26 e 29 de abril.

Avaliação da gestão de ibaneis

  • Ótima: 13,3%
  • Boa: 33,5%
  • Regular: 28,9%
  • Ruim: 11%
  • Péssima: 12%
  • Não sabe: 1,3%

De acordo com a pesquisa, os dados consideram apenas os eleitores com opiniões positivas ou negativas em relação ao governo de Rocha. O que acaba por sofrer variações, ao se levar em consideração, por exemplo, as avaliações de regular.

Publicidade

No contexto, Rocha e melhor avaliado por pessoas na faixa etária de 16 a 34 anos, o que representa 64,8% de aprovação. E, entre aqueles com idades de 35 a 59 anos, o chefe do Executivo tem avaliação entre 62,8% a 62,4%.

Dados da pesquisa

A pesquisa foi recebida com satisfação por Rocha que, durante o anúncio da sanção da lei do reajuste salarial de 18% aos servidores públicos do DF, o governador, atribuiu o aumento de 16,7%, se comparado aos 50,3%, da ocasião da eleição da dobradinha com a vice, em setembro de 2022, ainda em primeiro turno, com apenas quatro meses completo do segundo mandato.

“Tenho que dividir essa Paraná Pesquisa, essa pesquisa que saiu hoje, com todos meus secretários e administradores, com a Câmara Legislativa Wellington [Luiz (MDB), presidente da Câmara Legislativa do DF (CLDF),] com a Câmara dos Deputados, está ali nosso querido deputado Julio Cesar [Republicanos]. Dizer que isso nos deixa muito feliz, quer dizer um percentual acima do qual nós fomos eleitos. Fomos eleitos com 50,3% a  pesquisa hoje deu 63,6%”, ponderou Rocha.

Achou pouco?

Embora alguns possam considerar um aumento tímido, é importante ressaltar a conjunta política do país, apunhalado com os ataques antidemocráticos do 8 de janeiro que colocaram o governador, na mira do governo federal, além dos Legislativo e do Judiciário, o que culminou no afastamento por 64 dias, da gestão do DF.

Ocasião essa, em que o DF, ficou sob comando de Celina Leão, período esse em que a defesa de Rocha, conseguiu comprovar, nas investigações da Polícia Federal (PF) e sob comando do Supremo Tribunal Federal (STF), o não envolvimento do chefe do Executivo local, nos atos golpistas que resultaram na depredação das instituições dos três poderes da República.

Logo, esses 16,7% a mais na aprovação da gestão do DF, sob o contexto, da constatação da presunção de inocência de Rocha, somado à capacidade da Leoa, como é carinhosamente conhecida, de conduzir os programas de governo do DF, acabam por representar um índice considerável de aprovação do governo.

Mola mestra e Sinergia

Outro fator extremamente relevante é a mola mestra, ou a sinergia de Rocha e Celina Leão, em valorizar a gestão participativa e integrativa. Ótimos exemplos, podem ser vistos no integração da Saúde, em diversos setores da sociedade brasiliense, a exemplo das secretarias da Mulher, Justiça e Cidadania, Educação e Desenvolvimento Social; No assistencialismo, com um amplo leque de programas destinados a suprir carências e demandas de pessoas em vulnerabilidade social; e, ainda na infraestrutura e no empreendedorismo, em que os gestores não somente atuam na execução de obras, mas criam espaços para qualificar e oferecer oportunidades à população do DF.

Feitos semelhantes que também podem ser observados, em outras pastas, a exemplo da Cultura, Turismo, Tecnologia, Esporte, Mulher, com um destaque recente à integração da Educação, Segurança Pública e Saúde, no combate as ameaças aos estudantes de escolas públicas, privadas ou ainda nas faculdades e universidades do DF.



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










VIACom informações de Metrópoles
Artigo anteriorCâmara Legislativa realiza solenidade para abrir as comemorações do mês da enfermagem
Próximo artigoServidores do hospital de Santa Maria são homenageados em aniversário de 15 anos da instituição