Por Kleber Karpov
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), anunciou, neste sábado (28/Dez), o envio de oito mergulhadores para ajudar no trabalho de resgate de oito pessoas, ainda desaparecidas, após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, que liga os estados de Tocantins (TO) e Maranhão (MA). A estrutura, desabou sobre o Rio Tocantins, há uma semana, na tarde de domingo (22/Dez), ocasião em que houve o registro de um óbito e ao menos 16 pessoas desaparecidas. Outros sete óbitos foram constatados posteriormente.
Por meio das redes sociais, Rocha lamentou o episódio, observou que os oito mergulhadores militares “muito bem preparados do DF”, seguiram com equipamentos apropriados para tal tipo de operação. “Vamos colaborar com o trabalho de resgate, após a tragédia da ponte que liga Maranhão ao Tocantins. Ainda faltam 9 pessoas, e sabemos o quanto a união e solidariedade é importante em momentos como este.”
Ver essa foto no Instagram
Uma semana
Embora tenha se passado uma semana, para o envio de ajuda por parte do DF, é importante observar que, na ocasião do desabamento da ponte, dois caminhões com aproximadamente 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas caíram no Rio Tocantins. Algo que acabou por atrasar a ação de resgate às vítimas ainda desaparecidas, por parte do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil.
Kleber Karpov, Fenaj: 10379-DF – IFJ: BR17894Mestrando em Comunicação Política (Universidade Católica Portuguesa/Lisboa, Portugal); Pós-Graduando em MBA Executivo em Neuromarketing (Unyleya); Pós-Graduado em Auditoria e Gestão de Serviços de Saúde (Unicesp); Extensão em Ciências Políticas por Veduca/Universidade de São Paulo (USP);Ex-secretário Municipal de Comunicação de Santo Antônio do Descoberto(GO); Foi assessor de imprensa no Senado Federal, Câmara Federal e na Câmara Legislativa do Distrito Federal.