Por Kleber Karpov
O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), confraternizou com cerca de 100 profissionais da mídia digital, na noite de terça-feira (1º/Abr), na Churrascaria Nativas, no Setor de Indústria e Abastecimento (SIA). Além de Rocha e do secretário de Comunicação do DF, Weligton Moraes, anfitriões do evento, o jantar contou com a presença da vice-governador do DF, Celina Leão (Progressista), da cúpula do secretaria do governo e autoridades, em especial do Legislativo.
Na ocasião do encontro, Rocha enalteceu a atuação da mídia digital, em decorrência da força da cobertura política do Distrito Federal, além de agradecer o apoio recebido por parte dos profissionais de comunicação. O chefe do Executivo também ressaltou a importância do olhar crítico nas coberturas jornalísticas, uma vez que as críticas proporciona o crescimento, a frente da gestão.
“Eu estou muito feliz com o apoio que vocês dão, com o trabalho que vocês fazem e com as críticas que vocês fazem também, cada um em sua região, porque isso é importante para o governo. Sem críticas ninguém cresce. Muito obrigada por vocês terem aceitado esse convite. Quem está com o coração cheio hoje, sou eu”, declarou Rocha.
Imagem cedida ao PDNews
ABBP
Rocha fez questão de ressaltar a atuação da Associação Brasileira de Portais de Notícias (ABBP), antiga Associação Brasiliense de Blogueiros de Política, entidade que representa aproximadamente 30 sites de notícias, atualmente sob comando do jornalista Tone Duarte.
Marginalização

Moraes por sua vez, foi enfático ao ressaltar a valorização dos veículos da mídia digital, responsáveis por cobrir do micro ao macrocosmo da dinâmica política do DF. “Isso não é sobre festa. É sobre construir um legado: o governo que ouviu quem estava à margem e transformou a margem em centro.”.
Sob essa ótica é importante ressaltar, em relação as ações de gestão anterior, a tentativa de se marginalizar profissionais da mídia digital. Atores esses, a partir de 2014, que se uniram para cobrar e exigir o respeito de quem atuava na cobertura jornalística do DF, para além das fronteiras da chamada mídia tradicional.
Embora não tenha se pronunciado por ter chegado após as falas, em virtude de agenda, Celina Leão, a Leoa, como é carinhosamente conhecida, roubou a cena, e não pode deixar de ser referenciada por PDNews, sobretudo por ser considerada uma das madrinhas, tanto quanto a ex-deputada distrital, Luzia de Paula, na atuação do reconhecimento da blogosfera e de toda mídia alternativa do DF, enquanto deputada distrital, há cerca de uma década.
Novos veículos
Sob essa ótica o evento foi uma oportunidade para novos veículos que estão a realizar a cobertura jornalística do DF, que eventualmente não tiveram oportunidade de realizar network em ambiente menos formal com a equipe do governo.
