Ibope e Datafolha apontam ampla vantagem de Ibaneis sobre Rollemberg



Pesquisa divulgada neste sábado (27/10) confirma amplo favoritismo do emedebista sobre o candidato à reeleição

Por Manoela Alcântara

As duas últimas pesquisas de intenção de voto para o Governo do Distrito Federal, divulgadas na noite deste sábado (27/10), apontaram ampla vantagem de Ibaneis Rocha (MDB) sobre Rodrigo Rollemberg (PSB). O Ibopemostrou uma diferença de 50 pontos percentuais entre os dois postulantes que passaram para o segundo turno depois de disputarem voto com outros nove buritizáveis.

Publicidade

O levantamento mostra estabilidade na opinião do eleitor: 75% para Ibaneis, contra 25% do atual governador quando são considerados apenas os votos válidos – excluídos brancos e nulos. Os números são os mesmos das aferições anteriores, de 17 e 23 de outubro.

Quando se leva em conta os votos totais, Ibaneis aparece com 67%, e Rollemberg, 23%. Brancos e nulos ficam em 7%, enquanto 2% não souberam responder.

Já o Datafolha mostra oscilação nos percentuais do ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil seccional DF (OAB-DF) na corrida para o Buriti. Ibaneis apareceu com 70% dos votos válidos e Rollemberg, com 30%.

Neste caso, a queda do emedebista foi de quatro pontos percentuais. Já o candidato à reeleição cresceu quatro. No levantamento anterior, de quinta-feira (25), o advogado tinha 74%, contra 26% do atual chefe do Executivo.

Considerando-se o total de votos, Ibaneis tem 62%, e Rollemberg, 26%. Brancos e nulos somam 7%. Outros 5% não souberam responder.

O Datafolha também avaliou a certeza do eleitor em relação ao voto. Dos entrevistados, 88% afirmam estar totalmente decididos. Para 12%, a opção ainda pode mudar.

Rejeição
A rejeição a Rollemberg continua alta na véspera das eleições. Pesquisa Ibope apontou que 57% dos entrevistados não votariam no socialista de “jeito nenhum”. O índice é dois pontos percentuais menor do que o aferido na última sondagem: 59%. Segundo o levantamento, Ibaneis é rejeitado por 15% dos ouvidos.

No primeiro turno, Ibaneis obteve 634.008 votos, o correspondente a 41,97% dos sufrágios válidos. Já Rollemberg contabilizou 210.510 – 13,94% do total.

A aferição do Ibope foi realizada por meio de entrevistas pessoais, com eleitores de 16 anos ou mais, entre quinta (25) e sábado (27). O nível de confiança é de 95%, e a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Foram ouvidas 2.002 pessoas. O levantamento está registrado na Justiça Eleitoral, com os números: BR-00764/2018, no TSE; e DF-09080/2018, no TRE.

Já o Datafolha fez a consulta entre sexta (26) e sábado (27). O nível de confiança e a margem de erro são os mesmos previstos pelo Ibope. Foram ouvidas 2.153 pessoas de 16 anos ou mais. A pesquisa está registrada na Justiça Eleitoral sob o número DF-08579/2018.

Fonte: Metrópoles

 



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorUtilidade Pública: Grupo de Fisioterapia da UnB oferece intervenção gratuita à pessoas com dores lombares
Próximo artigoEleição para síndico no Condomínio Mansões Entre Lago vira caso de polícia