22.5 C
Brasília
09 abr 2025 19:21

IHBDF: O que Rollemberg tem a esconder?

Após relato de médica de falta de estrutura, medicamento e insumos no Hospital de Base, outra servidora encaminha fotos das reais condições de atendimento na unidade

Por Kleber Karpov

Na última semana o Instituto Hospital de Base do DF (IHBDF) foi alvo de questionamentos, após a morte de uma paciente de 74 anos, caso denunciado por uma médica, por falta de medicamentos, equipamentos para ressuscitação de Parada Cardio-Respiratória (PCR) e, insumos.

O caso teve repercussão, após o deputado distrital, Wellington Luiz (MDB), tentar fazer uma fiscalização relâmpago e ser barrado por vigilantes, que tentaram impedir o acesso do parlamentar na unidade, além da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), situada no quarto andar do hospital.

A tentativa de fiscalização também chamou atenção pois a grande mídia repercutiu apenas a confusão, atribuída ao parlamentar, quando o objeto da fiscalização, a morte de uma paciente, em nenhum momento entrou no foco da discussão.

Contexto esse que leva ao questionamento, quanto ao motivo de se tentar esconder, o que o governador do DF, o socialista, Rodrigo Rollemberg (PSB), prega ser um ‘case’ de referência da gestão na Saúde.

Isso, sem contar que o chefe do Executivo, em campanha na tentativa de reeleição, prega que pretende ampliar o ‘modelo’ de gestão por meio de Serviço Social Autônomo, derrubado pelo Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT), que determinou ao GDF que se convertesse o Instituto em Fundação Pública, volte a realizar concurso público e, realizar licitações.

IHBDF real

Após o episódio, uma profissional de saúde procurou Política Distrital (PD) para mostrar a real situação do Pronto-Socorro (PS) do IHBDF. Sob sigilo de identidade por, afirmar que os servidores estão “sendo perseguidos”, a servidora encaminhou três imagens do PS com o dizer: “Este é o IHB real, bem diferente do que diz o Rodrigo Rollemberg.”.

Em termos práticos as imagens, mostram pacientes em condições semelhantes a outras unidades de saúde, internadas em corredores e pessoas acondicionadas de forma improvisadas. Com um diferencial, sem a aparente superlotação, algo que justifica a reclamação de muitos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de negativa da unidade de receber várias demandas.

Em tempo

Outros profissionais de Saúde também procuraram PD e se comprometeram de mostrar o que a gestão do atual ocupante do Buriti, insiste em esconder. Com a palavra, os gestores do IHBDF, da Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF) e o senhor governador do DF.

Padilha vacina lideres indígenas para mostrar segurança do imunizante

Por Alex Rodrigues  O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou,...

Mutirões retiram mais de 19 mil toneladas de entulho em 25 cidades do DF

Desde janeiro, já foram realizadas 10 edições do Mutirão...

Residências da Estrutural recebem ação de combate a focos da dengue

Por Jak Spies Os Agentes de Vigilância Ambiental em Saúde (Avas)...

Destaques

Padilha vacina lideres indígenas para mostrar segurança do imunizante

Por Alex Rodrigues  O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, visitou,...

Cidade do Rio de Janeiro estende vacina contra dengue para jovens de 19 e 20 anos

Por Tâmara Freire e Tatiana Alves A cidade do Rio...

Mutirões retiram mais de 19 mil toneladas de entulho em 25 cidades do DF

Desde janeiro, já foram realizadas 10 edições do Mutirão...

Lançado livro sobre a conservação do Cerrado no Caminho de Cora Coralina

No último dia 3, a auditora fiscal de atividades...

Inscrições abertas para cursos gratuitos de acessibilidade cultural, Braille e audiodescrição

Por Thaís Miranda Com financiamento do Fundo de Apoio à Cultura...