Iniciativas de escolas públicas do DF sobre saúde mental dos alunos são premiadas

Juntas, elas receberam R$ 200 mil, valor para incentivar criação de novos projetos



Na manhã desta quinta-feira (19), 20 projetos de escolas da rede pública do DF que promovem a saúde mental de estudantes receberam reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos na área da saúde mental dos estudantes. A premiação das escolas ocorreu na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) e contou com cerca de 500 participantes, entre estudantes, profissionais da educação e membros do legislativo distrital.

A ação é iniciativa da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) da CLDF e tem por objetivo dar para escolas da rede pública do DF recursos de emenda parlamentar para incentivar e apoiar a criação de novos projetos relacionados à saúde mental nas unidades de ensino. As escolas premiadas dividiram R$ 200 mil.

Na ocasião, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, destacou a importância de se levantar a bandeira da saúde mental no contexto escolar, em especial, no período pós-pandemia. “Recentemente, nós inauguramos um espaço com esse foco. Quando tratamos a saúde mental nas escolas, estamos tratando o problema de forma precoce e preventiva, evitando que os problemas emocionais ou psicológicos se agravem na escola ou na sociedade”, pontuou a secretária.

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Jéssica de Amorim Gomes, supervisora do Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia, foi uma das profissionais agraciadas com o projeto “Forjando a tessitura de Haia”. “Os estudantes são provocados a produzir suas próprias expressões como meio de desabafo, em uma série de ações como cartazes, intervalos culturais, palestras, piqueniques e rodas de conversa. Isto vem reduzindo os episódios de ansiedade, constrói uma cultura dialógica de alegria e ajuda a detectar e encaminhar ao sistema de saúde casos de maior vulnerabilidade. Acima de tudo. faz com que os estudantes sintam-se seguros, ouvidos, vistos e amparados cotidianamente”, explica.

Arthur Gustavo Soares, 11 anos, é aluno do 5º ano da Escola Classe (EC) 03 da Estrutural e conta que já sofreu bullying, mas depois que contou para a família e para a direção da escola, o problema foi resolvido. “Minha mãe foi à escola e disse para eu contar o que eu sentia para a professora. Depois, a professora e a diretora fizeram uma roda de conversa com todos. Elas disseram que a escola é para estudar, aprender e fazer um trabalho lindo, e não fazer bullying com ninguém. Hoje todos os colegas se respeitam”, conta.

A premiação das escolas ocorreu na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF)

Fortalecimento

Durante o evento, foi anunciado o projeto de lei de autoria da deputada Dayse Amarilio, que institui os objetivos e diretrizes para a implantação da política de saúde mental para estudantes e profissionais de Educação no âmbito da rede pública de ensino do Distrito Federal.

Se aprovado, haverá a criação de uma Política de Saúde Mental para estudantes e profissionais de Educação com a finalidade promover práticas que preservem a saúde mental dentro da comunidade escolar, de modo a prevenir que estudantes e profissionais sejam afastados em razão de doenças dessa natureza.

Foi publicada nesta quarta-feira (18), no Diário Oficial do Distrito Federal, a Portaria nº 1.062, que institui o Programa de Saúde Mental no Trabalho para os profissionais da rede pública de ensino do DF. Por meio da iniciativa, serão realizadas ações, projetos e programas de promoção ao bem-estar coletivo e individual no ambiente de trabalho, assim como para garantir a saúde mental dos servidores. O público-alvo são os professores efetivos, temporários e aposentados, além dos demais servidores da Secretaria de Educação.

Projetos premiados

Jardim de Infância 305 Sul (JI 305 Sul)
→ CRE: Plano Piloto
→ Projeto: Plena Atenção na Escola (PAE)

Centro de Ensino Médio 01 de Brazlândia
→ CRE: Brazlândia
→ Projeto: Forjando a tessitura de Haia

Escola Classe 03 Paranoá
→ CRE: Paranoá
→ Projeto: Educando Corações e Mentes

CEF Nossa Senhora de Fátima
→ CRE: Planaltina
→ Projeto: Saúde Mental: vivência, construção e transformação do ser (Recreio saudável e bate-papo no pátio)

Centro de Educação Infantil 01 de Brazlândia
→ CRE: Brazlândia
→ Projeto: Respirar para acalmar

Escola Classe 09 do Gama
→ CRE: Gama
→ Projeto: Terapia Comunitária Integrativa: escuta, palavra e vínculos

Escola Classe 03 da Estrutural
→ CRE: Guará
→ Projeto: Coração que sente e chora

Escola Classe 12 de Taguatinga
→ CRE: Taguatinga
→ Projeto: Sinto, logo me expresso

EC Comunidade de Aprendizagem do Paranoá
→ CRE: Paranoá
→ Projeto: Coração que sente e chora

Jardim de Infância 03 do Gama
→ CRE: Gama
→ Projeto: TCI na Educação Infantil – Rodinha da Escuta

Centro de Ensino Médio Escola Industrial de Taguatinga (Cemeit)
→ CRE: Taguatinga
→ Projeto: Grupo de Enfrentamento à Depressão e ao Suicídio

Centro de Ensino Médio 03 de Ceilândia
→ CRE: Ceilândia
→ Projeto: Keep Calm

Centro Educacional Gesner Teixeira
→ CRE: Gama
→ Projeto: Saber Cuidar: Projeto Práticas Integrativas em Saúde na Escola

CEF 03 de Planaltina
→ CRE: Planaltina
→ Projeto: “Zen” Estresse: promoção da saúde mental em uma Escola de Tempo 100% Integral

Escola Bilíngue Libras e Português Escrito de Taguatinga
→ CRE: Taguatinga
→ Projeto: A psicoeducação das emoções no contexto escolar de alunos surdos, surdos-cegos e CODAS da Escola Bilíngue

Escola Classe 62 de Ceilândia
→ CRE: Ceilândia
→ Projeto: Identidade

CEM 404 de Santa Maria
→ CRE: Santa Maria
→ Projeto: Aonde Tenha Sol – A música e a Interdisciplinaridade com Orientação Educacional

Escola Classe 111 de Samambaia
→ CRE: Samambaia
→ Projeto: Ler, ouvir, sentir e se reconhecer. Aprendendo por meio das emoções e sentimentos

Escola Classe Alto Interlagos
→ CRE: Paranoá
→ Projeto: Caderno Pedagógico como ferramenta de apoio a saúde mental.



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FONTEAgência Brasília
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