Por Thaís Umbelino
Os interessados em se inscrever nos cursos técnicos e de qualificação profissional oferecidos em unidades escolares do Distrito Federal têm até esta sexta-feira (6) para garantir a vaga. São mais de 40 opções de cursos, disponíveis em 18 unidades escolares de 10 regiões administrativas do DF. As vagas contemplam tanto cursos técnicos quanto de qualificação profissional. Além disso, há vagas no Centro de Educação Profissional – Escola de Música de Brasília (EMB), com cursos de música em instrumentos, além de cursos técnicos em documentação musical, regência e processos fonográficos.
As vagas estão distribuídas por diversas regiões, atendendo localidades como Brazlândia, Ceilândia, Gama, Guará, Paranoá, Planaltina, Plano Piloto, Santa Maria e Taguatinga. As inscrições podem ser feitas tanto para cursos presenciais quanto para aqueles na modalidade Ensino a Distância (EaD).
“Mais do que uma formação técnica, a Educação Profissional no DF é um espaço de inclusão e equidade. Ela acolhe pessoas de diferentes histórias e contextos, ampliando horizontes e contribuindo para reduzir desigualdades sociais”, aponta a diretora de Educação Profissional da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF), Joelma Bomfim da Cruz Campos.
Entre os cursos técnicos estão opções como enfermagem, análises clínicas, controle ambiental, libras, informática e administração. Já os cursos de qualificação profissional incluem áreas como massagista, assistente administrativo e de contabilidade, operador de computador, cuidador de idosos, barbeiro, marceneiro, entre outros.
Segundo Joelma, a variedade de oportunidades atende e prepara um maior número de alunos. “A Educação Profissional e Tecnológica é uma resposta concreta às mudanças globais no mundo do trabalho. No Distrito Federal, ela se apresenta como uma verdadeira porta de entrada para jovens e adultos que buscam não apenas uma profissão, mas uma oportunidade de crescimento e transformação pessoal. Com uma oferta variada de cursos técnicos e de qualificação profissional, essa modalidade alia teoria e prática, preparando os estudantes para enfrentar desafios tanto locais quanto globais”, afirma.
A seleção será realizada por sorteio, exames práticos e teóricos ou por etapa única, conforme o curso escolhido. As inscrições são gratuitas e os candidatos são responsáveis por acompanhar as atualizações e informações no site oficial. O resultado da 1ª chamada será divulgado no dia 30 de dezembro de 2024, a partir da 0h, e os candidatos terão até o dia 8 de janeiro de 2025 para interpor recurso. A matrícula da 1ª chamada ocorrerá entre os dias 15 e 17 de janeiro de 2025. O cadastro reserva será realizado entre 15 e 17 de janeiro, e as matrículas do cadastro reserva acontecerão entre 20 e 21 de janeiro de 2025.
Para realizar a matrícula, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: Declaração de Escolaridade, Histórico Escolar, Carteira de Identidade ou outro documento com foto, CPF, fotos 3×4 recentes, comprovante de residência e laudo médico, se necessário. A SEEDF reserva 20% das vagas de cada curso para candidatos com deficiência.
As inscrições podem ser feitas diretamente neste link. Para consultar o edital completo, clique aqui.