24.6 C
Brasília
31 mar 2025 10:27

Instituições que se destacaram no atendimento à população idosa no DF são homenageadas

Conselho dos Direitos do Idoso do Distrito Federal (CDI-DF), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), concedeu certificado de reconhecimento a 12 instituições pelo compromisso e excelência nos serviços prestados aos idosos

Na tarde desta quinta-feira (27), instituições que se destacaram no atendimento à população idosa foram homenageadas em uma solenidade especial. O evento, promovido pelo Conselho dos Direitos do Idoso do Distrito Federal (CDI-DF), vinculado à Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), ocorreu na Universidade Católica de Brasília (UCB), em Taguatinga Sul, e reconheceu o compromisso e a excelência de 12 entidades na promoção da dignidade e qualidade de vida dos idosos nos anos de 2023 e 2024.

A iniciativa visa valorizar e incentivar boas práticas, assegurando que os direitos das pessoas idosas sejam respeitados e que os serviços prestados a esse público sejam de alta qualidade. A Comissão de Fiscalização e Registro do CDI-DF conduziu um criterioso processo de avaliação para selecionar as homenageadas, considerando aspectos como infraestrutura, qualidade do atendimento, cumprimento das normas legais e compromisso com o bem-estar dos idosos.

A secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, ressaltou a importância dessas instituições para o DF e a relevância do reconhecimento concedido. “Cuidar dos nossos idosos é uma responsabilidade de toda a sociedade. Essas instituições desempenham um papel fundamental ao garantir que essa população tenha qualidade de vida, respeito e dignidade. Esse reconhecimento é uma forma de agradecer pelo compromisso e incentivar que cada vez mais entidades se dediquem a esse trabalho essencial”, afirmou.

Maria de Lourdes da Silva Severina, 75 anos, presidente da Associação dos Idosos de Taguatinga, uma das homenageadas, expressou sua satisfação: “Essa homenagem é um reconhecimento de que nosso trabalho funciona muito bem. Atendemos mais de 200 idosos em atividades como ginástica, costura e natação. Muitas dessas pessoas estão aqui celebrando conosco esse prêmio”.

Entidades homenageadas

As instituições que receberam a homenagem possuem registro no CDI-DF e foram fiscalizadas nos últimos dois anos. Confira as entidades reconhecidas:

2023:
• Reviver Espaço para Idoso – LTDA
• Associação São Vicente de Paulo – Lar dos Velhinhos
• Obras Assistenciais Bezerra de Menezes
• Casa do Ceará em Brasília
• Espaço Residencial para Idosos
• Associação São Vicente de Paulo de Belo Horizonte – Luísa de Marilac
• Instituto Social do Distrito Federal – ISDF

2024:
• Associação Lar Batista Canaã
• Instituto de Cuidados ao Idoso Marlena de Noriega – IDMAN
• Associação dos Idosos de Taguatinga – AIT
• Instituto Integridade
• Vila Esperança

A importância do registro

O registro no CDI-DF é essencial para que as instituições sejam formalmente reconhecidas e possam receber suporte e supervisão do Conselho. Essa regulamentação garante que os serviços prestados sigam padrões de qualidade e ética, além de possibilitar que as entidades tenham acesso a programas governamentais, recursos públicos e capacitações.

A Comissão de Fiscalização e Registro do CDI-DF desempenha um papel fundamental nesse processo, monitorando e avaliando as instituições para assegurar que atuem dentro das normas estabelecidas. Dessa forma, o Conselho contribui para a transparência, credibilidade e aprimoramento contínuo dos serviços voltados à pessoa idosa no Distrito Federal.

Mauro Moreira de Oliveira Freitas, presidente do CDI-DF, comentou sobre a importância do monitoramento realizado pelo conselho e o significado da homenagem: “O acompanhamento contínuo das entidades garante que os serviços prestados aos idosos mantenham um padrão de excelência. Essa homenagem simboliza o reconhecimento público do esforço e dedicação dessas organizações em promover o bem-estar da população idosa”.

Com essa homenagem, o CDI-DF e a Sejus reforçam seu compromisso com a proteção dos direitos da pessoa idosa e incentivam que mais instituições continuem aprimorando seus serviços, garantindo um envelhecimento digno e seguro para a população do DF.

BRB entra no olho do furacão, das especulações, após aquisição do Banco Master

Por Kleber Karpov O domingo (30/mar) foi marcado por manchetes...

Cidades brasileiras têm atos contra anistia a golpistas neste domingo

Por Guilherme Jeronymo e Mariana Tokarnia Manifestantes se reuniram em...

Estudo mostra eficácia da teleconsulta no acompanhamento médico

Por Mariana Tokarnia Uma consulta médica sem sair de casa,...

Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença

Por Douglas Corrêa  O mês de março marca a campanha...

Purple Day: Caminhada na Avenida Paulista busca conscientização sobre epilepsia

Neste domingo (30), a Avenida Paulista recebeu a Caminhada...

Teto para reajuste de medicamentos será divulgado nesta segunda

Por Andreia Verdélio A Câmara de Regulação do Mercado de...

Drenar DF: Praça Internacional da Paz terá pontos para food truck e estacionamento

Por Catarina Loiola Novo cartão-postal do Quadradinho, a Praça Internacional da...

Lazer para Todos: entrada gratuita atrai visitantes ao Jardim Botânico e Zoológico

Por Victor Fuzeira Os domingos e feriados ganharam um novo significado...

Destaques

BRB entra no olho do furacão, das especulações, após aquisição do Banco Master

Por Kleber Karpov O domingo (30/mar) foi marcado por manchetes...

Cidades brasileiras têm atos contra anistia a golpistas neste domingo

Por Guilherme Jeronymo e Mariana Tokarnia Manifestantes se reuniram em...

Estudo mostra eficácia da teleconsulta no acompanhamento médico

Por Mariana Tokarnia Uma consulta médica sem sair de casa,...

Endometriose: conheça os sintomas e saiba como tratar a doença

Por Douglas Corrêa  O mês de março marca a campanha...

Purple Day: Caminhada na Avenida Paulista busca conscientização sobre epilepsia

Neste domingo (30), a Avenida Paulista recebeu a Caminhada...