Integração entre Hospital Cidade do Sol e HCamp agiliza atendimentos

Unidade recebeu 170 admissões e teve 134 altas em dez dias sob a gestão do IgesDF. Metade dos encaminhamentos foi feito pela estrutura montada pela Força Aérea em Ceilândia



Desde 9 de fevereiro até 19 de fevereiro, o Hospital Cidade do Sol (HSol) tem se destacado pela rápida resposta no enfrentamento à dengue. Admitindo 170 pacientes e promovendo 134 altas neste período, com uma média de aproximadamente 15 altas por dia, o HSol tem sido fundamental no cuidado dos pacientes afetados pela doença. Mais de 50% deles foram encaminhados pelo Hospital de Campanha (HCamp), evidenciando a integração eficaz entre as duas unidades.

O Hospital Cidade do Sol é vocacionado ao atendimento a pacientes com dengue que necessitam de internação, funciona como um apoio para aliviar a carga das demais unidades de saúde e facilitar o fluxo do sistema.

A nova gestão do hospital busca aumentar a rotatividade dos pacientes, expandir a capacidade de leitos e implementar atendimentos mais humanizados como metas prioritárias | Fotos: Davidyson Damasceno/IgesDF

Nos esforços para enfrentar a dengue, parcerias estratégicas desempenham um papel fundamental. O Hospital de Campanha, fruto da colaboração entre a Secretaria de Saúde (SES-DF) e a Força Aérea, é uma resposta estratégica e tática a essa necessidade em atender a população de forma eficaz.

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Médico brigadeiro Braga: “Com sucesso comprovado, o centro amplia o atendimento e alivia as UPAs para que possam atender outros casos mais complexos”

“O HCamp foi criado para auxiliar no combate à dengue. Estrategicamente localizado próximo à UPA Ceilândia I e à esquerda do Hospital Cidade do Sol, agora contamos com o apoio do IgesDF para coordenar as internações. Com sucesso comprovado, o centro amplia o atendimento e alivia as unidades de pronto atendimento (UPAs) para que possam atender outros casos mais complexos”, explica Maurício Ribeiro Braga, médico brigadeiro do HCamp.

Com uma taxa de ocupação média de 80% e um tempo médio de permanência de menos de 48 horas, o HSol tem garantido um atendimento rápido e eficiente, mesmo diante do aumento da demanda. “O nosso recurso assistencial interdisciplinar facilita o giro do leito operacional e isso nos dá a garantia de que mais pacientes possam ser assistidos por esse serviço de saúde”, afirma a superintendente Eliane Abreu.

A superintendente Eliane Abreu destaca que este aumento substancial e rápido de leitos só foi possível graças ao modelo de gestão do IgesDF, que permite agilidade na contratação de recursos humanos e compra de insumos

Além disso, a unidade dobrou sua capacidade em apenas dois dias após o início do funcionamento, passando de 17 para 40 leitos, com planos de expandir para 60 em breve. Eliane destaca que o HSol foi um projeto colocado em prática no tempo recorde de 48 horas. Suporte que a rede pública de saúde do DF e a população precisavam para o enfrentamento à sazonalidade.

“Diante desse cenário desafiador, a expectativa é que o HSol continue contribuindo com uma assistência digna e eficiente que a população precisa neste momento”, pontua a superintendente.

 

 



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FONTEAgencia Brasília
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