20.5 C
Brasília
10 jan 2025 20:04

Janeiro Branco: Viver 60+ garante cuidado integral para a saúde mental e bem-estar das pessoas idosas

Programa da Secretaria de Justiça e Cidadania promove ações voltadas ao fortalecimento emocional deste público, com incentivo a prática de atividades físicas, a inclusão social e o lazer

A aposentada Izilda Nascimento, 73 anos, moradora da Ceilândia, se sentiu improdutiva e com a saúde mental abalada ao se deparar com a realidade de não ter mais uma atividade profissional e a rotina de sair todo dia para o trabalho. “Após me aposentar, entrei em depressão. O Programa Viver 60+ da Sejus me devolveu a alegria, com amizades e atividades que deram novo sentido à minha vida”, celebrou.

O depoimento da senhora Izilda vai ao encontro da mensagem da campanha Janeiro Branco, que ao longo deste mês reforça a importância de cuidar da saúde mental em todas as etapas da vida. Para a Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), essa iniciativa está diretamente alinhada às ações do programa Viver 60+, que promove o bem-estar e a qualidade de vida das pessoas idosas.

A saúde mental desse público é uma prioridade dentro do Viver 60+, que oferece atividades, serviços e políticas públicas ao longo de todo o ano voltadas ao acolhimento e fortalecimento emocional das pessoas idosas. Em 2024, por exemplo, a iniciativa beneficiou mais de 7 mil pessoas idosas, com ações como caminhadas, ginástica, aulas de dança, bailes e passeios a pontos turísticos, zoológico e cinema, entre outros.

Para a secretária de Justiça e Cidadania, Marcela Passamani, a construção de uma sociedade mais saudável e inclusiva passa pela valorização da vida em todas as suas fases, especialmente no cuidado com aqueles que ajudaram a construir nosso presente. “Cuidar da saúde mental dos idosos é cuidar da dignidade e do bem-estar de quem merece todo o nosso respeito e atenção”, destacou.

Entre as ações realizadas pelo Viver 60+, destacam-se:

  • Grupos de convivência: Espaços para socialização, troca de experiências e fortalecimento de laços afetivos, fundamentais para combater o isolamento.
  • Oficinas e atividades físicas: Práticas que estimulam a mente e o corpo, promovendo bem-estar e autoestima.
  • Apoio psicológico e orientações: Atendimento para identificar e enfrentar questões emocionais comuns na terceira idade.

Destaques

Arte e cultura no MPDFT: exposição Ânima está em exibição até 28 de fevereiro

Com exibição no Espaço Memória, na sede do Ministério...

MPDFT requisita informações sobre infestação de ratos no Complexo de Ensino da PMDF

A 3ª Promotoria de Justiça Militar do Ministério Público...

A 4ª edição do programa ‘Nasce uma Estrela’ amplia cuidados para futuras mães

Grávida de oito meses, Stephanie Alves, 26 anos, está...

Vacina e diagnóstico precoce são armas contra câncer de colo de útero

Por Carolina Pessoa O câncer de colo de útero muitas...

Estado de Alerta: Rio de Janeiro confirma primeiro caso de dengue tipo 3 em 2025

Por Priscila Thereso A cidade do Rio de Janeiro registrou...