29.5 C
Brasília
03 abr 2025 17:31

Jorge Vianna aborda, na CLDF, execução de emendas parlamentares e retenções de macas e viaturas do SAMU

Distrital apontou ainda, sugestão para resolver problema de falta de macas para viaturas do SAMU-DF

Por Kleber Karpov

Na terça-feira (6/Ago), o deputado distrital, Jorge Vianna (Podemos), utilizou a tribuna da Câmara Legislativa do DF (CLDF), onde demonstrou preocupação em relação a falta de projetos para a efetivação da execução de emendas parlamentares. O distrital pontuou a destinação de recursos para a Fundação Hemocentro de Brasília (Hemocentro) e informou que se reuniu com a direção do Hemocentro, em que constatou a necessidade de melhorar a estrutura da unidade.

Porém, Vianna aponta que esbarra “em um grande problema na Secretaria de Saúde”, ao se referir a execução de emendas parlamentares. “Estou com muito medo de que minhas emendas não sejam executadas, assim como as demais dos colegas deputados, pois estamos em agosto, e chega dezembro e não tem gente para fazer projetos na Secretaria de Saúde.”.

A referência se deu, em relação a centralização de execução de projetos à Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap). Ocasião em que fez um apelo ao Executivo para disponibilizar mais recursos humanos à Novacap, para dar vazão aos projetos contemplados por emendas dos parlamentares.

“A Novacap não consegue dar vazão a tantos processos, em coisas simples, como reforma de banheiros de hospitais, mas talvez não tenhamos como fazer. Eu peço ao governo, que dê uma atenção maior e façamos uma força-tarefa, na Secretaria de Saúde, que destine um grupo de profissionais na Novacap, para poder fazer os projetos da Secretaria de Saúde para que nossas emendas sejam executadas, senão teremos o dinheiro retornado.”, disse Vianna, ao lembrar que a população é a grande prejudicada.

Na ocasião, o lider de governo, Claudio Abrantes (Rede), informou que a Novacap tem orientação, por parte do governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), de dar prioridade a execução de projetos que receberam emendas, por parte dos parlamentares.

Macas do SAMU

Vianna aproveitou o espaço para abordar ainda, reportagem recente sobre a retenção de 17 ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (SAMU) em hospitais, por falta de macas nas viaturas, por ficarem retidas nas unidades de saúde.

Na ocasião, o deputado sugeriu que, nas compras de novas viaturas, também se faça aquisição de macas reservas, a serem guardadas nas bases do SAMU. Isso para se garantir o pleno atendimento aos pacientes, mas sem provocar retenções de viaturas por falta do equipamento.

Com informações de Jorge Vianna

Ibaneis Rocha se aproxima da mídia digital do DF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Liberados cerca de R$ 42 milhões para pagamento dos Cartão Gás, Cartão Prato Cheio e DF Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)...

Alexandre Moraes segue sugestão da PGR e nega pedido para prisão preventiva de Bolsonaro

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Brasília é eleita pela segunda vez a cidade mais sustentável do Centro-Oeste

Capital de todos os brasileiros, Brasília novamente lidera, no...

Saúde do DF institui suas normas de sustentabilidade

Por Lorena Santana Foi publicada, nesta quarta-feira (2), na Edição nº...

Destaques

Ibaneis Rocha se aproxima da mídia digital do DF

Por Kleber Karpov O governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB),...

Trump aplica taxação global e no Brasil, Câmara aprova Lei da Reciprocidade Comercial

Por Kleber Karpov A Câmara dos Deputados (CD) aprovou, na...

Liberados cerca de R$ 42 milhões para pagamento dos Cartão Gás, Cartão Prato Cheio e DF Social

A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes-DF)...