Por Kleber Karpov
O Deputado distrital, Jorge Vianna (PSD) assinou, nesta quarta-feira (29/Mai), o requerimento para instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde, proposta pelo distrital, Fábio Felix (Psol)(27/Mai). Vianna é o sétimo parlamentar a assinar o pedido, dentre os oito necessários para se instaurar uma CPI na Câmara Legislativa do DF (CLDF).
Egresso da Enfermagem, Vianna que sempre contrário a instituição, tanto do antigo Instituto Hospital de Base Hospital de Base do DF ( IHBDF)(2017), quanto do IGESDF (2019), atribuiu à responsabilidade para com todos os personagens envolvidos no Sistema Único de Saúde, o principal motivo por assinar o requerimento da CPI.
“Mais uma vez, CPI da saúde, ASSINADA!
Uma crise que não é de agora, em todos os governos tivemos crises severas na saúde e nunca foi resolvido, inclusive como uma CPI no governo Rollenberg(PSB).
Boa parte dos problemas estão relacionados aos poucos recursos contra as doenças que estão aumentando, sem falar nas pandemias e epidemias que surgem para piorar ainda mais.
Seguindo minha responsabilidade com a saúde, e como sempre assinei CPIs da Saúde, eu acabei de assinar mais uma vez, e que nunca tenham dúvidas do meu compromisso, minha defesa e investimentos na saúde.
Certo que continuarei fazendo meu papel como parlamentar e dando a devida prioridade para a saúde, afinal, eu cobro, eu crio leis pelos direitos justos dos nossos colegas da saúde e acima de tudo, sou o parlamentar que não vive de discurso, mas
sou aquele que mais ajuda a saúde e envia recursos para a pasta. Até agora, já foram mais de R$ 74 milhões.
Enquanto houver vidas em jogo e profissionais da saúde, contem com o meu compromisso e com a minha lealdade!”, publicou Vianna nas redes sociais.
Crise na Saúde
A CPI requerida por Félix tem por objetivo apurar a crise pediátrica na Saúde do DF, em especial sob a gestão do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde do DF (IGESDF), em decorrência do óbito de ao menos quatro bebês, em Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) ou por deficiência no traslado das pacientes dessas unidades para hospitais.
Também assinaram
Além de Felix, e agora de Vianna, também assinaram o requerimento os distritais: Max Maciel (PSol), Dayse Amarilio (PSB), os petistas Gabriel Magno, Chico Vigilante e Ricardo Vale. Para a instauração da CPI são necessários um mínimo de oito assinaturas.
Ações do GDF
No sábado (25/Mai), o governador do DF, Ibaneis Rocha (MDB), após se manifestar durante a AgroBrasília publicou nota, por meio das redes sociais, em que se solidarizou com as famílias que perderam parentes nos últimos dias. O chefe do Executivo fez ainda um resgate das ações voltadas à saúde pública do DF ao longo das gestões à frente do GDF.
Nesta segunda-feira (27/Mai), o chefe do Executivo autorizou a contratação, imediata, de 149 médicos, 122 enfermeiros e 221 técnicos de enfermagem, um total de 492 trabalhadores.