24.5 C
Brasília
24 abr 2025 22:06

Justiça autoriza princípio ativo da maconha e libera o canabidiol para uso medicinal

Por Gracielle Castro

A 16ª Vara de Justiça Federal do DF deu um passo positivo na liberação do THC, princípio ativo da maconha. A corte deu o prazo de 10 dias para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) tornar a substância passível de receita médica.

De acordo com a decisão do juiz Marcelo Rebello Pinheiro, divulgada nesta terça-feira (10), a Anvisa também terá que permitir a “importação, exclusivamente para fins medicinais, de medicamentos e produtos que possuam como princípios ativos os componentes THC e o canabidiol, mediante apresentação de prescrição médica e assinatura de termo de esclarecimento e responsabilidade pelo paciente ou seu representante legal”.

Junto com a liberação dos produtos, a Justiça também determinou o início deestudos técnicos para avaliação de segurança, eficácia e qualidade do uso medicinal da cannabis.

Na decisão, Pinheiro destacou que “o risco da permissividade, da utilização da cannabis para fins medicinais, atingir fins ilícitos, bem como a existência de vedação legal de incorporação de tecnologia sem registro da Anvisa, através do esgotamento dos seus estudos técnicos, não podem ser impedimento à oferta de tratamento às pessoas que, por essa via, poderiam obter sensível melhora da qualidade de vida”.

A decisão cabe recurso de Agravo de Instrumento Tribunal Regional Federal da 1ª Região.

Em setembro deste ano, a Anvisa aumentou o rigor e restringiu a autorização do canabidiol apenas para epilepsia. A decisão foi tomada com base em uma resolução do Conselho Federal de Medicina, na qual a entidade diz que a substância só pode ser usada quando não houver nenhuma outra alternativa de tratamento.

Para a agência, o uso do canabidiol é controverso, porque não há nenhuma comprovação de segurança e eficácia atestada por agência reguladora.

canabis

Fonte: Brasil Post

DF é pioneiro em triagem neonatal para doença de Pompe

Por Karinne Viana O Distrito Federal é a primeira unidade...

STF determina cumprimento imediato da pena do ex-presidente Fernando Collor

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Bolsonaro divulga recorte de vídeo sobre intimação do STF em UTI do hospital DF Star

Por Kleber Karpov Após divulgações de vídeo da intimação do...

Teatro: “A Trança Perdida” estreia em Brasília

A circulação do espetáculo “A Trança Perdida” chega pela...

Lucilene Florêncio assume Superintendência da Região de Saúde Oeste

PUBLICADO EM 24/04/2025 ÀS 00H50 - ALTERADO AS 24/04/2025...

Destaques

Prato Cheio divulga mais de 4 mil novos contemplados; retirada dos cartões começa na segunda-feira (28)

A Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF) incluiu 4.252 novas...

DF é pioneiro em triagem neonatal para doença de Pompe

Por Karinne Viana O Distrito Federal é a primeira unidade...

STF determina cumprimento imediato da pena do ex-presidente Fernando Collor

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal...

Circula Cultura chega ao Varjão com festa para celebrar o aniversário da cidade

O projeto Circula Cultura chega à sua quinta etapa...

Judicializada, TJDFT nega pedido liminar para ‘barrar’ compra do Banco Master por parte do BRB

Por Kleber Karpov Decisão da 25ª Vara Cível de Brasília...