19.5 C
Brasília
16 abr 2025 02:13

Justiça inocenta ex-secretário de Saúde do DF Elias Miziara em processo de improbidade

Por Gabriel Luiz

A Justiça inocentou o ex-secretário de Saúde Elias Miziara no processo em que era acusado de improbidade administrativa por ter contratado, sem licitação, a empresa NJ Lavanderia. Com a sentença, publicada nesta quinta-feira (21), a Justiça devolve os R$ 14,2 mil que tinham sido bloqueados das contas dele.

De acordo com a acusação, Miziara tinha levado adiante a contratação da empresa ignorando a recomendação de fazer licitações.

A NJ Lavanderia foi contratada inicialmente e também de forma emergencial para atender o Hospital Regional de Santa Maria. Ela teve, no entanto, o contrato ampliado para poder servir outros três hospitais.

Fachada do Hospital de Santa Maria — Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília
Fachada do Hospital de Santa Maria — Foto: Toninho Tavares/Agência Brasília

No entendimento do juiz André Ribeiro, da 1ª Vara de Fazenda Pública, Miziara era “apenas secretário-adjunto, à época, não tendo qualquer participação na morosa tramitação do processo de contratação regular, desde 2011”.

Segundo o magistrado, a contratação da NJ Lavanderia era “medida necessária e premente no ano de 2014, dada a precariedade do serviço executado de forma direta, que culminou, inclusive, com interdição temporária na unidade do Hospital de Base”.

Além de Mizara, a própria lavanderia, um representante da empresa e um servidor da secretaria – que foi executor do contrato – também foram inocentados.

De acordo com o processo, existia uma licitação em curso na época em que a NJ Lavanderia foi contratada emergencialmente. Para o juiz, os sucessivos atrasos naquela licitação são consequência de “reiteradas impugnações e correções determinadas pelo TCDF [Tribunal de Contas]”.

Fonte: G1 DF

Morre Maurílio Silva, ex-deputado distrital e conselheiro aposentado do TCDF

Faleceu nesta segunda-feira (14/4) às 23h05, o pastor, ex-distrital...

STF divulga cartilha da OAB-SP sobre golpe do falso advogado

Por Danyelle Silva A Ordem dos Advogados do Brasil –...

Laboratórios de criminalística do DF garantem alto índice de resolução de crimes

Por Jak Spies A segunda parte das matérias em que a Agência...

COP30: Evento internacional fortalece protagonismo de Brasília na governança das águas

Por Ana Paula Siqueira Brasília vai sediar a 6ª Conferência Internacional...

Nota Legal: Prazo para indicar conta bancária acaba em 12 de maio

Os contribuintes contemplados com prêmios no segundo sorteio de...

Destaques

Morre Maurílio Silva, ex-deputado distrital e conselheiro aposentado do TCDF

Faleceu nesta segunda-feira (14/4) às 23h05, o pastor, ex-distrital...

Deputados de diferentes partidos criticam pena de cassação contra Glauber Braga

A greve de fome do deputado Glauber Braga (Psol-RJ)...

STF divulga cartilha da OAB-SP sobre golpe do falso advogado

Por Danyelle Silva A Ordem dos Advogados do Brasil –...

Governo Federal apresenta plano Crescer em Paz, com 45 ações de proteção às crianças e adolescentes

Um arcabouço de 45 medidas que visam a prevenção...

Laboratórios de criminalística do DF garantem alto índice de resolução de crimes

Por Jak Spies A segunda parte das matérias em que a Agência...