20.5 C
Brasília
12 dez 2024 01:51


Lançamento do livro ‘A Rima é a Mira’, de Renato Matos

Palavras, versos, sons e reflexões transitam pela ótica singular de Renato Matos

Com cadernos e palavras espalhados por toda parte, Renato Matos transforma seu cotidiano em poesia viva. Em seu novo livro, “A Rima é a Mira”, o artista compartilha parte de seu vasto acervo poético.

Ícone multifacetado da cena cultural brasileira, Renato Matos apresenta uma obra que encapsula mais de três décadas de experimentações poéticas e artísticas; é uma celebração da palavra e da criatividade do artista, apresentando uma amostra de seus “tesouros linguísticos”. O evento acontece na próxima quinta-feira, dia 19 de dezembro de 2024, a partir das 18h, na Livraria Sebinho, em Brasília, com sessão de autógrafos e interação com o autor.

O lançamento promete ser uma experiência imersiva para apreciadores da literatura e da poesia, marcando mais um capítulo na trajetória de Renato como um dos grandes nomes da cultura e da arte brasileiras, cuja obra transcende gerações e conecta diversas linguagens artísticas.

A obra

“A Rima é a Mira” é um reflexo da alma artística de Renato Matos, com uma linguagem que soa como uma conversa íntima, traz poemas que transitam entre a simplicidade e a profundidade, abordando temas como política, meio ambiente, amor e o cotidiano. Renato afirma: “Minha poesia é o que dá sentido ao caos encaixotado que guardo.”

A obra apresenta também inovações linguísticas, como palíndromos e “poemas recortados”, marcando a versatilidade do autor. Para Adriana Lustosa, a coordenadora editorial do livro: “Renato vive da arte e para a arte. A rapidez com as rimas, trocadilhos e fonemas está na base da sua produção poética e musical e, me arrisco a dizer, é aí onde reside seu maior talento. Sua poesia é também sensorial”. Renato convida os leitores a um diálogo poético que acalma e eleva.

O autor

Renato Matos é um artista completo. Poeta, músico, ator e artista visual, sua criatividade transita entre múltiplas formas de expressão. Desde sua infância em Salvador, quando explorava os dicionários da biblioteca de seu padrinho, até os dias atuais em Brasília, onde sua casa reflete sua inquietação criativa, Renato continua reinventando a arte e desafiando padrões. Ele mesmo diz: “O poeta é um escritor preguiçoso; tem pressa de escrever. A poesia não tem padrão, assim como a literatura não deveria ter.”

O projeto conta com o apoio do Fundo de Apoio à Cultura (FAC) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.

Serviço

Lançamento do livro “A Rima é a Mira”, de Renato Matos  
Quinta-feira, 19 de dezembro de 2024, às 18h.
Livraria Sebinho – SCLN 406, Bloco “C”, Loja 72, Asa Norte, Brasília
Entrada Gratuita

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever