Lideranças de servidores, advogados da Saúde, declaram apoio à Chapa 10 de Cleber Lopes na eleição da OAB-DF



Um grupo de líderes dos servidores da saúde que, também são advogados, se reuniram nessa terça-feira (12) com o candidato da chapa 10, encabeçada pelo famoso jurista Cleber Lopes, na disputa pela Presidência da Ordem dos Advogados do Brasil, OAB/DF, que será realizada on-line, no próximo dia 17.

A iniciativa coordenada pela servidora Silene Almeida, marca um posicionamento importante da classe de advogados, que são servidores públicos, no contexto político da eleição, buscando fortalecer espaços de atuação dos mesmos, num mercado de trabalho extremamente competitivo e com muitas restrições impostas pelo fato de serem servidores, no exercício da advocacia.

Questões como possibilidade de isenção ou redução da taxa de anuidade para os advogados servidores, de acordo com o perfil sócio econômico, maior participação e atuação das comissões foram temas discutidos no encontro.

Publicidade

Trataram também de uma maior participação da OAB em temas cotidianas que afligem a sociedade, atuando como um representante qualificado dos interesses coletivos da população.

Silene Almeida requereu também uma participação ativa da Ordem, no apoio às articulação de políticas de valorização dos agentes públicos, para melhoria dos serviços entregues à sociedade.

Atualmente, a OAB/DF conta com 380 advogados, que também são servidores da Secretaria de Saúde e que estão aptos a votarem no pleito do dia 17.
No encontro, idealizado e organizado por Silene Almeida, reconhecida liderança entre os servidores da saúde, foram convidados servidores das sete regiões de saúde e da ADMC, para atuarem como multiplicadores na captação de indecisos, na reta final da campanha.

O candidato da chapa 10, Dr Cleber Lopes, recebeu com entusiasmo o apoio e se comprometeu, ao vencer a eleição, em atuar no fomento à capacitação, qualificação e abertura para que sejam criadas políticas para acolher e incluir cada vez mais, a classe de advogados que se ressentem do distanciamento da OAB de seus representados.

Um fato curioso, trazido por Silene Almeida durante a reunião é que, dentre os servidores da SES, que são advogados, mais de 70% são da Carreira GAPS (Gestão e Assistência Pública à Saúde), corroborando o fato já mencionado de que, essa categoria é uma das mais qualificadas da Secretaria de Saúde e a menos valorizada do GDF.

O candidato também se colocou à disposição, como futuro Presidente da OAB, em apoiar tecnicamente, os profissionais em suas pautas corporativas de valorização junto ao Governo.

“É preciso desmistificar o servidor como um profissional burocrático, automatizado e alheio às situações comuns da sociedade. Ao contrário, somos formadores de opinião, com múltiplas habilidades e competências, agregadas às nossas atividades cotidianas, nos colocando como agentes transformadores da sociedade”, destaca a líder do grupo.

E, finaliza, “nesse contexto, entendemos ser salutar que, os servidores que também são advogados, exerçam o seu direito de voto e também o seu dever para termos uma Ordem com mais voz, conectada às necessidades de seus membros e antenada com o desenvolvimento social, fortalecimento da democracia e priorização das prerrogativas da classe. Esse é um, entre os tantos motivos de estarmos com o grupo “verde”, chapa 10 e nas subseções, 100′.

As eleições da OAB serão realizadas, no dia 17/11/2024, das 10 às 18h, de forma virtual, para os advogados que estejam em situação regular e aptos a votarem. Maiores informações podem ser verificadas no link https://oabdf.org.br/eleicoes-oabdf-2024/



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorG20 Talks coloca fome, clima e justiça social no centro das discussões no Rio de Janeiro
Próximo artigoGDF alcança nível máximo de transparência pública em avaliação nacional