Lucas Lopes, Flor Furacão e Tambores do Amanhecer vencem o Festival Parque Sucupira de MPB

Apresentações encantaram o público de Planaltina e do DF e exigiram avaliação minuciosa dos jurados em razão da qualidade dos artistas



Por Luzinete Alves

Os artistas Lucas Lopes, Tambores do Amanhecer e Flor Furacão, em conjunto com o Forró Jazz do Cerrado, venceram a quarta edição do Festival Parque Sucupira de Música Popular Brasileira (MPB), realizado pela Rádio Utopia, em Planaltina. Cada vencedor levou o prêmio de R$ 8 mil em dinheiro. O evento é patrocinado pelo Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal (FAC).

Os shows ocorreram no Complexo Cultural de Planaltina e reuniu a população da cidade ao longo de dois dias. O júri oficial acompanhou as apresentações atentamente para avaliar os finalistas e dar notas para quesitos como melodia, letra e arranjo (presença de palco, harmonia, etc). A qualidade das apresentações surpreendeu os avaliadores. A população acompanhou a apresentação de vinte artistas ou bandas de diversos estilos, como rap, forró, trap, sertanejo e indie rock.

Publicidade

“É um sentimento de que eu devo acreditar no meu trabalho. Estou muito feliz de poder colocar minha música no mundo. Parece que não está acontecendo. Lutamos tanto para isso, o artista é desvalorizado no Brasil. Ser contemplado com isso é muito importante para criar força e continuar o trabalho”, disse Lucas Lopes, um dos ganhadores.

O Festival também escolheu os vencedores da etapa júri popular, onde os artistas que mais receberam engajamento nas redes sociais receberam a premiação. Na etapa de votação popular, a banda Strada Sertaneja, de Formosa-GO, ficou em terceiro lugar. O artista Juan Parada obteve o segundo lugar na colocação geral e Gilson Sena, que tem vasta carreira no mundo da música, ficou em primeiro lugar.

O complexo também contou com espaço para crianças, com brinquedos, pipoca e algodão doce gratuitos, além de fraldário e espaço para amamentação. Todas as músicas foram interpretadas em libras e o público também contou com feira de artesanato na área externa, com artesãos de Planaltina. Todos os finalistas tiveram suas apresentações gravadas em vídeo, que vão ser entregues para uso dos grupos e artistas e também estarão disponíveis nas plataformas da Utopia no meio digital.

Flor Furacão, que se apresentou com uma música que chama atenção para a proteção do meio ambiente, destacou que o trabalho artístico tem vários campos de atuação. “Foi incrível. Viemos defender a música do cerrado, que defende nosso território, chama atenção para evitar as queimadas. Não estamos apenas defendendo nossa música, mas também nossa terra”, disse ela.

O Tambores do Amanhecer chamou atenção dos jurados pela harmonia e tradição. “Estou sem palavras. Estamos há cinco anos com esse grupo, levando uma cultura genuinamente brasileira. Representamos uma nação de 108 anos de história”, disse Daniel Pereira, coordenador do grupo.

O projeto não acabou e prevê ainda a realização de oficinas de comunicação para estudantes da rede pública de ensino, com oferecimento de bolsas e passeios dos alunos por pontos turísticos da cidade mais antiga do DF. A Rádio Utopia já está organizando a quinta edição do Festival Parque Sucupira, que deve ocorrer em breve.

História

A Rádio Utopia existe há 26 anos, transmitindo pela frequência 98,1 FM. O festival surgiu em 2009 para chamar atenção para a preservação ambiental e a necessidade de efetiva implantação do Parque Ecológico Sucupira, à época abandonado, e que atualmente é um dos mais frequentados do DF. O parque fica localizado próximo ao campus da UnB de Planaltina. A cidade tem outros oito parques ecológicos que ainda precisam de infraestrutura e cuidados. Além da Estação Ecológica de Águas Emendadas – que sofre com frequentes invasões e avanço da área urbana.

Serviço

Festival Parque Sucupira de MPB 2024

Instagram: @radioutopiafm



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorDesenrola Pequenos Negócios rende mais de R$ 65,9 milhões em renegociações no Distrito Federal
Próximo artigo‘O Lado Que A Cidade Não Vê’ estreia no Cine Ritz