Mais 25 ônibus zero-quilômetro vão beneficiar os passageiros que utilizam as linhas do Plano Piloto, do Cruzeiro, do Lago Norte, do Varjão, de Sobradinho e de Planaltina. Os novos coletivos, todos da Viação Piracicabana, vão ser entregues nesta segunda-feira (26), às 10h, na Rodoviária de Sobradinho.
Esses novos ônibus se juntam aos 40 entregues em julho e que já começaram a operar nas regiões de Planaltina, Sobradinho e Plano Piloto. A previsão é que, até o final do ano, cheguem mais 60 coletivos zero-quilômetro da Piracicabana, totalizando 125.
Os veículos recém-chegados são básicos e possuem capacidade para 80 usuários – 38 sentados e 42 em pé. Eles têm a cor prata, com detalhes em verde, como nos ônibus que já estão em circulação. Todos estão equipados com a tecnologia Euro 6, que regula as emissões de poluentes para motores a diesel, reduzindo significativamente a emissão de gases nocivos ao meio ambiente.
Os novos ônibus incluem controle de estabilidade e um sistema de torque que impede a aceleração inadequada, aumentando a segurança para usuários e colaboradores. Além disso, contribuem para a redução de gás carbônico.
“A renovação reafirma o compromisso do GDF em fornecer transporte eficiente e responsável para a população”
Zeno Gonçalves
secretário de Transporte e Mobilidade
“A frota da empresa terá uma idade média de dois anos, proporcionando mais conforto e segurança para os passageiros. A renovação reafirma o compromisso do GDF em fornecer transporte eficiente e responsável para a população”, acrescenta o secretário de Transporte e Mobilidade, Zeno Gonçalves.
A Piracicabana opera com 563 ônibus na chamada Área 1, com 217 linhas, tendo cerca de 5,5 milhões de acessos por mês.
Renovação
Desde 2019, a frota de ônibus do sistema de transporte público do Distrito Federal passa por uma renovação, que ocorre para garantir que os veículos não ultrapassem o prazo de sete anos (ou dez, no caso dos articulados e padrons) em circulação.
Do total de 3 mil ônibus, cerca de 2.700 já foram trocados. Com isso, a média de idade da frota do DF é de apenas três anos e meio. Os custos para adquirir novos veículos não são repassados ao passageiro com o aumento de tarifas.