24.5 C
Brasília
28 abr 2025 12:29

Mais de 250 profissionais e acadêmicos da área de saúde debatem vacinação e doenças imunopreveníveis

Evento se destaca pelo compartilhamento de experiências bem-sucedidas para proteger a população. Em 2024, a SES-DF aplicou mais de 2,2 milhões de doses

Por Humberto Leite

Brasília é palco, nesta quarta (2) e quinta-feira (3), de um dos principais encontros a respeito da vacinação e das doenças imunopreveníveis, isto é, aquelas que podem ser evitadas pela imunização coletiva. O VIII Fórum de Imunização e o V Fórum de Doenças Imunopreveníveis são promovidos pela Secretaria de Saúde (SES-DF) e têm a participação de 250 profissionais das redes pública e privada, além de estudantes e pesquisadores da área.

“As estratégias de imunização exigem cada vez mais de nós, como profissionais, novas abordagens para que as pessoas se sintam seguras”, afirma o subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos Martins, durante a cerimônia de abertura, realizada no Instituto Serzedello Corrêa. O combate às fake news, a comunicação e o correto esclarecimento tanto da população em geral quanto dos profissionais de saúde estão no foco. “Não podemos deixar de debater estratégias para combater a hesitação vacinal”, completa.

A programação inclui temas como monitoramento do sarampo, dengue, poliomielite, coqueluche, pneumonias e doenças respiratórias. Também haverá debates sobre a recusa vacinal, tanto por parte de adultos quanto por pais de crianças.

Subsecretário de Vigilância à Saúde, Fabiano dos Anjos, destaca a importância da comunicação para promover as campanhas de vacinação e evitar fake news. Foto: Ualisson Noronha/Agência Saúde-DF

Entre as experiências a serem compartilhadas estão o Carro da Vacina, iniciativa para levar imunizantes a regiões isoladas e socialmente vulneráveis do DF; e o uso de ferramentas digitais para análise epidemiológica e gestão estratégica da vigilância em saúde.

Vacinação no DF

Somente em 2024, foram aplicadas mais de 2,2 milhões de vacinas na Atenção Primária à Saúde, com destaque para o imunizante contra a gripe, com 792 mil doses administradas.

Os números revelam ainda o esforço da SES-DF em ampliar o acesso à imunização: quase 25 mil doses foram aplicadas em escolas e creches; outras 9,6 mil em atividades itinerantes e 1,3 mil doses foram levadas até abrigos. A SES-DF registrou ainda 2,2 mil vacinas aplicadas em pacientes em cuidados domiciliares.

Entre as experiências a serem compartilhadas estão o Carro da Vacina, iniciativa para levar imunizantes a regiões isoladas e socialmente vulneráveis do DF. Foto: Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF

Destaques

Sóstenes Cavalcante deve explicar ao STF falas sobre distribuição de emendas de comissão à favoráveis ao PL da anistia

Por Kleber Karpov O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF),...

Falta de pediatras: Demora em atendimento na UPA Ceilândia leva a quebra-quebra e detenção

Por Kleber Karpov Imagens registradas neste domingo (27/Abr), por volta...

Nota oficial: Cofen entra com representação no MPF contra resolução do CFM que limita atendimento a pacientes transgêneros

Por Kleber Karpov O Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) ingressou...

Flávio Dino quer que Congresso informe como vai identificar autor de emendas

Por André Richter O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal...