24.5 C
Brasília
14 abr 2025 11:35

Mais vagas e modalidades estarão disponíveis nos COPs de Santa Maria, Gama e Planaltina

A realidade dos Centros Olímpicos e Paralímpicos (COPs) de Santa Maria, Gama e Planaltina mudará em breve. A Organização da Sociedade Civil (OSC) que assumir a gestão pedagógica dos espaços, a partir do próximo ano, trabalhará com importantes novidades que beneficiarão a população. O número de modalidades oferecidas, assim como de atendimento, será ampliado. E o mais importante: tudo com redução de custos no valor dos contratos.

O edital de chamamento público, lançado no início de outubro pela Secretaria de Esporte e Lazer, prevê aumento de 43 para 53 modalidades disponíveis em cada unidade esportiva, inserindo novas modalidades olímpicas. E a pasta do Esporte ainda levantará quais atividades mais atraem os frequentadores, de acordo com a unidade, com atendimento individualizado para pessoas com deficiências. Já na questão do atendimento, um salto bem maior, de até 94%, que representa o crescimento de 7.125 para 13.829 alunos nos três endereços.

Mesmo aumentando a capacidade de atendimento, há uma previsão de redução que ultrapassa os 15% no custo total, levando-se em conta os contratos firmados anteriormente para a gestão dos COPs. A economia financeira fará com que o custo do contrato caia de R$ 7,9 milhões para mais de R$ 6,7 milhões por ano. O resultado do chamamento público tem validade de 12 meses, não sendo esse o prazo da vigência da parceria.

“Os Centros estarão bem melhores do que antes, com mais possibilidades e acessibilidade aos frequentadores, seja na variedade de modalidades, no número de vagas e no funcionamento aos fins de semana, inclusive para atendimento da população que não está matriculada no COP, mais poderá usufruir do espaço realizando atividades esportivas. Queremos ampliar o acesso ao mundo do esporte para todas as pessoas que tiverem interesse no Distrito Federal. Essa é a nossa marca e os COPs são partes fundamentais nessa trajetória”, explica a secretária de Esporte e Lazer, Celina Leão.

Todas as fases do processo de seleção, detalhadas no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), estão sendo divulgadas no site da Secretaria de Esporte e Lazer e concluídas até dezembro, quando a OSC selecionada precisará apresentar a documentação de habilitação e plano de trabalho detalhado. De acordo com a programação, a sessão pública para entrega da ficha de inscrição e da proposta feitas pelas instituições interessadas ocorrerá em 3 de novembro.

Inauguradas e reformadas, UBSs potencializam Atenção Primária à Saúde no DF

Por Jak Spies Para fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS),...

Bolsonaro passa por cirurgia no intestino neste domingo

Por André Richter O ex-presidente Jair Bolsonaro passa por uma...

Apenas seis cursos de medicina têm nota máxima no Enade

Por Luiz Cláudio Ferreira Dos 309 cursos de medicina que...

Em entrevista Jorge Vianna sugere concessão de interstício aos policiais militares do DF

Por Kleber Karpov Em entrevista à Rádio Metrópoles, o deputado...

Brasília 65 anos: Veja programação completa dos três dias de comemorações

Por Karol Ribeiro A programação oficial da celebração dos 65 anos...

Vacina contra gripe é segura e não causa a doença; saiba mais verdades

Por Tâmara Freire A campanha de vacinação contra a gripe...

Destaques

Inauguradas e reformadas, UBSs potencializam Atenção Primária à Saúde no DF

Por Jak Spies Para fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS),...

Que Mico foi esse? 10 atos para não cometer gafes ou cometer injustiças ao falar do Sistema Único de Saúde brasileiro

Por Kleber Karpov A cantora e influenciadora Jordana Gleise de...

Bolsonaro passa por cirurgia no intestino neste domingo

Por André Richter O ex-presidente Jair Bolsonaro passa por uma...

Apenas seis cursos de medicina têm nota máxima no Enade

Por Luiz Cláudio Ferreira Dos 309 cursos de medicina que...

Em entrevista Jorge Vianna sugere concessão de interstício aos policiais militares do DF

Por Kleber Karpov Em entrevista à Rádio Metrópoles, o deputado...