Com investimento de R$ 1,4 milhão, o Hospital de Apoio de Brasília (HAB) passa por uma manutenção em sua estrutura, para oferecer mais conforto a pacientes, acompanhantes e servidores.
Entre os objetivos do contrato fechado em fevereiro, estão adequação da rede de esgoto, hidráulica, de distribuição de oxigênio, pintura nas paredes e troca de pisos de vestuário. Além disso, três enfermarias na área de reabilitação tiveram as molduras das janelas substituídas e os suportes de cortinas trocados. Foi iniciada, ainda, a impermeabilização da laje do hospital para evitar infiltração e goteiras.
Do lado de fora, as calçadas de acesso até os ambulatórios foram atualizadas dentro das normas técnicas, permitindo acessibilidade a deficientes visuais, por meio de piso tátil, e a deficientes físicos, pelas rampas. Outro destaque é a finalização do estacionamento e de calçadas com acessibilidade, com área total de 2.400 m² e custo de R$ 360 mil, trazendo mais 80 vagas.
Ruan Pereira dos Santos, 25 anos, morador do Riacho Fundo, há três meses é paciente do HAB, internado com lesão medular por trauma. Ele se locomove com a ajuda de uma cadeira de rodas. Em meio ao atendimento, elogiou as medidas adotadas na manutenção. “Além do serviço prestado ser excelente, capricham na limpeza. Há pintura nova, uma estrutura melhor de estacionamento, com rampas de acessibilidade. Melhorou bastante”, pontua.
Já no pátio externo, é possível notar a nova iluminação, substituída por lâmpadas LED, proporcionando maior eficiência e economia energética. “Trocamos ainda o quadro elétrico geral do hospital, atendendo às normas técnicas do Corpo de Bombeiros do DF. Estamos atualizados dentro dos melhores padrões”, assegura o diretor-geral do HAB, Alexandre Lyra de Aragão Lisboa.
Foi iniciada ainda a impermeabilização da laje do hospital para evitar infiltração e goteiras
Referência
Inaugurado em 1994, o HAB é uma unidade da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) especializada em reabilitação de doentes com sequelas neurológicas graves e em cuidados paliativos oncológicos e geriátricos. O hospital atende pacientes encaminhados de outras unidades da rede, em regime de internação e/ou ambulatorial.
Localizado no Setor Noroeste, ao lado do Hospital da Criança de Brasília José Alencar, o local abriga a sede da Unidade de Genética. Esta é responsável pelos exames de triagem neonatal de todo o DF e Entorno, oferecendo o diagnóstico precoce em recém-nascidos.