20.5 C
Brasília
14 abr 2025 09:33

Maria Ivatônia, desembargadora do TJDFT, recebe Título de Cidadã Honorária de Brasília

Maria Ivatônia recebeu homenagem com discurso contra o racismo e em defesa das mulheres

“Nós mulheres podemos estar em qualquer lugar”, ressaltou a Desembargadora Maria Ivatônia do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT), nesta quarta-feira, 10/4, na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), durante solenidade em que recebeu o Título de Cidadã Honorária de Brasília.

A proposta da homenagem foi do Deputado Distrital Jorge Vianna, que, na fala de abertura do evento, ressaltou o mérito da Desembargadora por sua atuação na Justiça do Distrito Federal. “Ela é digna de todo reconhecimento público e conquistou, mediante trabalho persistente e eficaz em prol da coletividade, o título que hoje lhe é conferido pelo Poder Legislativo Distrital”, disse.

1º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Ângelo PassareliNa ocasião, o 1º Vice-Presidente do TJDFT, Desembargador Ângelo Passareli, representando o Presidente do Tribunal, Desembargador Cruz Macedo, disse a colega de trabalho palavras de muita admiração e respeito. “Há de se destacar essa personalidade que não se dobra, sua luta contra a discriminação e o racismo estrutural. A Desembargadora é uma pessoa muito firme nos seus entendimentos, compreensões da vida e da norma jurídica, e tem o poder de se autocorrigir se achar necessário. É uma pessoa de mente e coração aberto. Quero parabenizá-la mais uma vez por ser a agraciada e dizer que sua vida ainda será muito frutífera”, felicitou o 1º Vice-Presidente.

Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF), Desembargador Roberval Belinati discursandoO Presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE/DF), Desembargador Roberval Belinati, também destacou a luta da Desembargadora Maria Ivatônia contra o racismo e a discriminação, e parabenizou a magistrada pela “justíssima homenagem que a Casa do povo apresenta a Vossa Excelência em nome dos três  milhões de brasileiros que vivem aqui no DF”.

Emocionada com a presença de familiares, amigos, equipe de trabalho e alunos, a magistrada homenageada, que foi a primeira mulher negra a tomar posse como Desembargadora na história do TJDFT, falou também sobre a luta de mulheres e pessoas negras por reconhecimento, respeito e igualdade em nosso país, e defendeu a presença de mulheres em todos os lugares que desejarem estar, “seja um cargo público, uma corporação militar ou em competição esportiva”.

Foto da Desembargadora Maria Ivatônia“Convido a todos a sonhar o mesmo sonho que sonho. Começa pelo verbo esperançar, de fazer a nossa parte, no sentido de eu ter uma postura ativa e crítica comigo mesmo também. Pouco me adianta dizer que lutamos por igualdade, se não procuro dar a mão à pessoa que está do meu lado e fazer com que aquela pessoa deixe aquela situação de subalternidade. Agradeço a todos. É com muita humildade e gratidão que recebo esse título. E prometo que vou honrá-lo!”, finalizou a Desembargadora, agora, oficialmente Cidadã Honorária de Brasília.

A mesa de autoridades da cerimônia foi composta, ainda, pelo Presidente da Sociedade Brasileira de Direito Médico e Bioética (Anadem), Raul Canal; o Chefe de Estado-Maior da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), Coronel Antunes; a Presidente da Caixa de Benefícios da PMDF, Coronel Maria Costa; e a Coronel Helen Ramalho de Oliveira, representando o Corpo de Bombeiros Militar do DF.

Os Desembargadores do TJDFT Sérgio Rocha, 2º Vice-Presidente da Corte, Hector Valverde e Maria de Lourdes Abreu, além da Juíza de Direito de Turma Recursal Maria Isabel da Silva também prestigiaram a cerimônia.

Acesse o Flickr da CLDF e confira as fotos da solenidade.

FonteTJDFT

Inauguradas e reformadas, UBSs potencializam Atenção Primária à Saúde no DF

Por Jak Spies Para fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS),...

Bolsonaro passa por cirurgia no intestino neste domingo

Por André Richter O ex-presidente Jair Bolsonaro passa por uma...

Apenas seis cursos de medicina têm nota máxima no Enade

Por Luiz Cláudio Ferreira Dos 309 cursos de medicina que...

Em entrevista Jorge Vianna sugere concessão de interstício aos policiais militares do DF

Por Kleber Karpov Em entrevista à Rádio Metrópoles, o deputado...

Brasília 65 anos: Veja programação completa dos três dias de comemorações

Por Karol Ribeiro A programação oficial da celebração dos 65 anos...

Vacina contra gripe é segura e não causa a doença; saiba mais verdades

Por Tâmara Freire A campanha de vacinação contra a gripe...

Destaques

Inauguradas e reformadas, UBSs potencializam Atenção Primária à Saúde no DF

Por Jak Spies Para fortalecer a Atenção Primária à Saúde (APS),...

Que Mico foi esse? 10 atos para não cometer gafes ou cometer injustiças ao falar do Sistema Único de Saúde brasileiro

Por Kleber Karpov A cantora e influenciadora Jordana Gleise de...

Bolsonaro passa por cirurgia no intestino neste domingo

Por André Richter O ex-presidente Jair Bolsonaro passa por uma...

Apenas seis cursos de medicina têm nota máxima no Enade

Por Luiz Cláudio Ferreira Dos 309 cursos de medicina que...

Em entrevista Jorge Vianna sugere concessão de interstício aos policiais militares do DF

Por Kleber Karpov Em entrevista à Rádio Metrópoles, o deputado...