17.5 C
Brasília
22 nov 2024 05:24


Médicos do HCB discutem novos tratamentos de neuroblastoma

Equipe do hospital brasiliense conheceu técnicas aplicadas pelo médico alemão Holger Lode que podem aumentar o tempo e a qualidade de vida de crianças e adolescentes que sofrem com este tipo de câncer

O Hospital da Criança de Brasília José Alencar (HCB) busca se manter atualizado quanto às melhores terapêuticas que podem ser oferecidas às crianças e adolescentes com doenças complexas. Com essa motivação, foi realizada uma palestra sobre neuroblastoma (tipo de tumor de alto risco) voltada à equipe do HCB.

O oncologista pediatra Holger Lode falou à equipe do HCB sobre os processos utilizados no tratamento do neuroblastoma e apontou resultados obtidos com o uso da medicação dinutuximab beta | Foto: Divulgação/HCB

O oncologista pediatra Holger Lode, chefe da Pediatria, Oncologia e Hematologia Pediátrica na University Medicine de Greifswald, na Alemanha, teve um encontro com os profissionais que atuam junto aos pacientes. Médicos, farmacêuticos, equipe de enfermagem, nutricionistas, biomédicos e assistentes sociais tiveram acesso a informações, ainda não publicadas, sobre os processos utilizados no tratamento do neuroblastoma que apontaram resultados obtidos com o uso da medicação Dinutuximab beta.

O médico alemão fez uma recapitulação dos protocolos e trouxe, para a equipe do HCB, resultados preliminares de estudos que ainda estão em andamento sobre a medicação, conhecida também pelo nome Qarziba. Segundo o oncologista do HCB José Carlos Córdoba, as informações são privilegiadas, pois ainda deve levar alguns anos para serem publicadas em periódicos científicos. Dessa forma, os profissionais do hospital já contam com mais dados que auxiliem na definição dos tratamentos prescritos às crianças e adolescentes em atendimento no HCB.

O neuroblastoma é uma doença que se origina no sistema nervoso simpático. “A glândula surprarrenal é o principal; existem gânglios simpáticos, também, ao lado da coluna, desde o pescoço até a pelve; qualquer um desses sítios pode ser a origem do neuroblastoma”, explica Córdoba. O HCB já utiliza o Qarziba no tratamento da doença, mas nem todo paciente tem indicação para essa terapêutica.

Crianças que não têm indicação para o medicamento passam por tratamentos como transplante de medula óssea autólogo, radioterapia, quimioterapia, cirurgias e outras estratégias já convencionais. Segundo a diretora técnica do HCB, Isis Magalhães, essas terapias “aumentam o tempo de sobrevida e a qualidade de vida dos pacientes.”

LEIA TAMBÉM

PD nas redes

FãsCurtir
SeguidoresSeguir
SeguidoresSeguir
InscritosInscrever