Metrô-DF: 300 pessoas doam cabelo para mulheres vítimas de câncer



Campanha no Metrô-DF arrecadou mechas para a fabricação de perucas

Pelo menos 300 pessoas doaram mechas de cabelo, durante a campanha Corte e Compartilhe, a serem usadas na fabricação de perucas para vítimas de câncer. A ação ocorreu em quatro dias de outubro (19, 20, 26 e 27), na Estação Central do Metrô, na Rodoviária do Plano Piloto, e foi organizada pela Companhia do Metropolitano (Metrô-DF) em parceria com a organização não governamental Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília e a iniciativa privada. Depois de confeccionadas, as perucas serão doadas a mulheres atendidas no Hospital de Base do Distrito Federal.

A recepcionista Angélica Cordeiro, de 26 anos, foi uma das pessoas que contribuíram para a campanha. Ela já planejava doar o cabelo para fábricas de peruca e, ao saber do projeto pela internet, decidiu ir ao metrô. “Cresce tão rápido e, para mim, não fará diferença. Espero que ajude quem precisa”, disse Angélica, depois de ceder a maior parte do cabelo preto e liso que passava do meio das costas antes do corte.

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Incentivado pela namorada a comparecer à Estação Central, o estudante João Paulo, de 21 anos, também aproveitou para cortar o cabelo. Chegou com um longo rabo de cavalo e saiu com as mechas cacheadas acima do ombro. “Acho muito importante para a autoestima de quem perde o cabelo. Gostei da iniciativa”, elogiou.

Rebeca Bitencourt só tem 5 anos, mas isso não impediu a garotinha de cabelos lisos e castanhos de participar da campanha. Segundo a mãe da criança, Joelane Bitencourt, desde o início do ano as duas já planejavam fazer uma doação perto do Natal. “Ela entendeu que vai para outras crianças também e está muito feliz em ajudar”, contou Joelane.

Solidariedade
De acordo com a coordenadora da Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília, Darcy Ribeiro, as perucas devolvem a autoestima à mulher que perde os cabelos por causa da doença. “É uma ação de importância grandiosa para a mulher, principalmente quando é natural e voluntária. A doação é um ato de amor.” A organização não governamental apoia há 19 anos mulheres no Hospital de Base do Distrito Federal.

A colaboradora do governo Márcia Rollemberg também esteve no evento. Segundo a esposa do governador, a campanha pode ser analisada positivamente pela repercussão que obteve. “Temos um indicador da capacidade solidária do brasiliense. É um evento bonito e importante, em que podemos catalisar a energia positiva do outro”, avaliou.

Para o presidente do Metrô-DF, Marcelo Dourado, a Estação Central é o ambiente ideal para fazer uma campanha desse tipo, uma vez que tem movimento diário de aproximadamente 200 mil pessoas. “O que me marcou foi o espírito de doação. Uma solidariedade que independe do sexo e da idade.”

O empresário e cabelereiro Hélio Nakanishi afirma que estimula ações com esse propósito e as denomina de “ciclo do bem”. “Receber um cabelo novo corresponde a renascer. O cabelo não é só relacionado com vaidade, mas também com alegria”, disse Nakanishi, que contribuiu com alguns cortes.

As mechas arrecadadas vão ficar armazenadas no Metrô para serem entregues à Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília. Segundo a companhia, ainda não há data definida para a entrega das perucas devido à paralisação de parte dos servidores do Hospital de Base.

Fonte: Agência Brasília



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