Ministério da Saúde distribui novo medicamento para pacientes com HIV

Novo medicamento une dois antirretrovirais em uma única cápsula de comprimido



Por Kleber Karpov

Por meio de nota, o Ministério da Saúde (MS) anunciou a conclusão da distribuição de 5,6 milhões de comprimidos de novo medicamento para tratamento de pacientes com AIDS no combate ao vírus HIV. O medicamento, repassado pelo MS para os estados, além do Distrito Federal, une em um único comprimido os antirretrovirais: dolutegravir e lamivudina.  A doença provocou o óbito, entre 2017 e 2021, de mais de 59 mil pessoas no Brasil.  

“Antes, o tratamento do HIV envolvia exclusivamente combinações de vários medicamentos de diferentes classes para suprimir efetivamente o vírus e retardar a progressão da doença. Com o novo remédio, os usuários ganham a possibilidade de utilizar um tratamento com uma única dose diária”, mencionou o MS por meio de nota.

Publicidade

Quem poder tomar

Segundo informações do MS, a mudança na terapia, de dois para um único comprimido, da nova medicação, deve ser realizada gradual e continuamente para os casos de pacientes com idade igual ou acima de 50 anos. Uma adesão regular, para quem tem uma carga viral menor que 50 cópias/ml no último exame, e que tenha iniciado a terapia dupla – dois comprimidos – até o dia 30 de novembro de 2023.

“Os critérios para ampliar o público contemplado no novo modelo de tratamento poderão ser revistos em seis meses, observando, por exemplo, a tendência de crescimento das prescrições e a disponibilidade do medicamento em estoque na rede”, informa.

 



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










FONTEAgência Brasil
Artigo anteriorMembros de crime organizado invadem emissora de TV no Equador
Próximo artigoTSE pretende aprovar regras para uso da inteligência artificial na eleição