Ministro da Saúde renova Acordo de Cooperação para garantir assistência à saúde no ICDF



O ICDF realiza hoje mais de 90% de seus atendimentos de alta complexidade cardiovasculares a pacientes do Sistema Único de Saúde

Por Roberto Chamorro

O Instituto de Cardiologia do Distrito Federal (ICDF) poderá contar com recursos da União para garantir a assistência à saúde de adultos e crianças beneficiárias dos sistemas de saúde administrados pelo Ministério da Defesa, Forças Armadas, Câmara dos Deputados, Senado Federal, além dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

Publicidade

Em visita ao Hospital das Forças Armada (HFA), nesta terça-feira (14), em Brasília, o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, assinou a renovação do Termo de Cooperação entre a União, o Distrito Federal e a Fundação Universitária de Cardiologia, mantenedora do ICDF. Fundação filantrópica (privada, sem fins lucrativos), o Instituto é referência nacional em alta complexidade cardiovascular e transplantes.

A cooperação não prevê repasse financeiro direto para a instituição, sendo realizado por produção, ou seja, após o atendimento aos pacientes do SUS, encaminhados pela Secretária de Saúde do DF.  O ICDF realiza hoje mais de 90% de seus atendimentos de alta complexidade cardiovasculares a pacientes do Sistema Único de Saúde.

Estão garantidas, mediante o compartilhamento de recursos patrimoniais da União, a assistência eletiva e emergencial nas áreas de cardiologia clínica, hemodinâmica (cardiológica e neurológica), eletro fisiologia, terapia intensiva cardiológica, cardiologia e neurologia intervencionistas, cirurgia cardiovascular, cirurgia vascular, cirurgia endovascular extra cardíaca, reabilitação cardíaca, transplante e outros serviços correlatos, em caráter complementar.

Entre os anos de 2016 e 2018, o ICDF realizou em torno de 600 mil atendimentos ambulatoriais e 13 mil atendimentos hospitalares pelo SUS. Atualmente, dispõe de mais de 126 leitos, quatro salas cirúrgicas, duas salas de hemodinâmica, ambulatório e emergência, onde são realizadas em média 84 cirurgias mensalmente.

Acompanhado pelo ministro da Defesa, general Fernando Azevedo, o ministro da Saúde, Henrique Mandetta, foi recebido no Hospital das Forças Amadas pelo comandante logístico do HFA, general Rui Yutaka Matsuda, para visitarem as instalações da nova Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) e a Central de Material e Esterilização do HFA, local onde funciona o ICDF.

Fonte: Agência Saúde



Política Distrital nas redes sociais? Curta e Siga em:
YouTube | Instagram | Facebook | Twitter










Artigo anteriorAtualização de vacinas: População do DF pode se vacinar também na Rodoviária do Plano Piloto
Próximo artigoCom ampliação do horário de atendimento Ministério da Saúde aumenta faturamento financeiro de UBSs no DF