21.5 C
Brasília
29 mar 2025 00:24

Concursados que aguardam nomeação na Saúde fazem paralisação no Buriti

Cerca de 200 concursados que aguardam nomeação para a Secretaria de Estado de Saúde do DF (SES-DF), se concentraram na manhã de quinta-feira (30/Abr) em frente ao Palácio do Buriti. A manifestação foi organizada pela Comissão dos Aprovados da SES-DF com o apoio do Sindicato dos Auxiliares e Técnicos em Enfermagem do DF (Sindate-DF).

O ato dos concursados teve como finalidade pressionar o governo à nomeação dos aprovados no concurso público realizado pela SES-DF de 2014. Profissionais de várias categorias participaram da manifestação que contou com a presença da deputada federal, Erika Kokay (PT) e do distrital, Reginaldo Veras (PDT).

De acordo com Kokay: “Apoiar a entrada dos concursados é apoiar a melhoria na saúde, a melhoria do atendimento e os direitos da população.”, afirmou a deputada. Veras por sua vez ressaltou a importância do movimento organizado. Para Veras: “Não há conquista sem pressão e sem organização um movimento como esse mostra para a sociedade que vocês estão organizados e acima de tudo mostra à sociedade a necessidade de nomeação desses profissionais.”, afirmou Veras.

Durante a mobilização o vice-presidente do Sindate-DF, Jorge Vianna, ao discursar no caminhão, fez uma constatação da realidade dos diversos concurseiros do DF. “Brasília não é mais a capital do concurso público. É a capital das manifestações do concurso público.”, afirmou.

Comissão é recebida pelo GDF

A Comissão dos Aprovados na SES-DF foi recebida pelo secretário-adjunto, da Secretaria de Relações Institucionais e Sociais (SERI), Manoel Antônio Vieira Alexandre e pelo Subsecretário de Gestão Participativa da SES-DF, Tiago Araújo Coelho de Souza, no Palácio do Buriti de onde saíram com boa impressão.

Segundo Vianna: “A comissão achou que a reunião foi bastante proveitosa pois saímos com um calendário de reuniões e com um posicionamento positivo de nomeações, para ocupação dos cargos em vacância, que são cerca de 600 nomeações que podem sair a qualquer momento.”, afirmou Vianna.

Vianna observou ainda que o GDF deve apresentar o balanço quadrimestral das finanças do GDF ao final de Maio e que após, devem apresentar uma posição mais concreta em relação às nomeações.

biologa
A bióloga Marina Jurado avalia como positivo a abertura do GDF em receber concursados


Para a concursada, aprovada, da biologia, Marina Jurado Vicente, a abertura por parte do GDF para receber e ouvir as reivindicações dos concursados foi proveitosa: “Eles pareceram bem compromissados com a nossa causa e nos deram esse espaço para a gente trazer o nosso lado e ouvir o deles também. Nós todos temos o interesse da melhoria da saúde e o que se faz aqui é União. Temos que unir os interesses e sermos ouvidos.”, afirmou ao lembrar do principal beneficiado: “Nós estamos aqui representando as categorias da saúde mas também da sociedade. Nós também somos cidadãos e nos servimos da saúde do DF.”, completou Vicente.

Cargos em vacância

Os cargos em vacância surgem a media em que as vagas ficam disponíveis em casos de saída dos servidores em que ocorrem exonerações, morte, devolução  ou aposentadoria. No caso da secretaria de Saúde, o secretário, João Batista, havia anunciado em Março, a disponibilidade de quase 800 vagas, porém desde então a SES-DF nomeou apenas 205 servidores. Com isso outras quase 600 vagas podem ser preenchidas por concursados de diversas áreas.

Atualizado em 4/5/15 às 2h43min.

Destaques

Gestão inteligente do IGESDF oferece treinamento Lean para otimizar processos e reduzir desperdícios

Por Pollyana Cabral O Instituto de Gestão Estratégica de Saúde...

Especialista do HRSM dá dicas de como prevenir doenças infectocontagiosas na infância

Por Jurana Lopes Responsáveis por grande parte dos adoecimentos e...

Planos devem estimular mamografias para receber atestado de qualidade

Por Tâmara Freire A pedido de entidades médicas, a Agência...

Brasília recebe o Legacy Fighting Alliance, maior disputa de MMA da América Latina

O governador Ibaneis Rocha recebeu, nesta sexta-feira (28), o...